“A dimensão deste órgão é imensurável no que refere ao acesso a direitos essenciais ao cidadão. Atende a quem precisa, sem distinção, com toda a estrutura e qualidade nos diversos serviços ofertados”, destacou o governador Flávio Dino, durante a inauguração da nova unidade do Viva, no Pátio Norte Shopping, na Estrada de Ribamar. O evento foi realizado na manhã desta quarta-feira (1°) pelo governador Flávio Dino e pelo diretor do Viva, Duarte Júnior.

De acordo com o governador, o novo espaço tem uma dimensão social porque oferece uma gama de serviços para quem mais precisa, com conforto, acessibilidade, dignidade, e, ao mesmo tempo, com economia dos gastos públicos. Para além disso, segundo ele, a reestruturação dos Vivas tem uma dimensão econômica na medida em que os novos espaços trazem oportunidades de novos serviços e negócios no local onde são instalados.

“No Viva do Centro Histórico, por exemplo, miramos na instalação naquele local para recuperar um espaço abandonado, intervindo em todo o tecido urbano, para estimular a atração de novos negócios”.

Governador Flávio Dino percorreu as instalações do Viva Pátio Norte Shopping e aproveitou para cumprimentar usuários|Karlos GeromyGovernador Flávio Dino percorreu as instalações do Viva Pátio Norte Shopping e aproveitou para cumprimentar usuários|Karlos Geromy

A unidade no Pátio Norte Shopping vai atender o cidadão que mora em São José de Ribamar, Paço do Lumiar, Raposa e bairros populosos como Cohatrac, Maiobão e Araçagi. O horário será diferenciado – das 10h às 22 horas – permitindo que o cidadão tenha acesso a esses serviços sem comprometer sua rotina de trabalho. Com esta unidade, somam 17 órgãos deste porte, entre agências e postos na capital e interior do estado. Outras três unidades serão inauguradas no interior.

Sobre a nova unidade, o presidente do Procon-MA e diretor do Viva, Duarte Júnior, pontuou que o objetivo do governo do Maranhão é garantir o acesso aos direitos constitucionais a todo cidadão maranhense. “A população desta área e as adjacências agora poderão dispor da série de serviços oferecidos pelo Viva, mais próximo e com maior agilidade”, reforçou Duarte Júnior.

O prefeito de São José de Ribamar, Gil Cutrim, destacou a importância do órgão como gerador de benefícios para o município e também às áreas próximas. “Vai tornar acessível serviços fundamentais para a população. Esse foco do governador Flávio Dino na descentralização dos serviços essenciais mostra o compromisso e como a gestão se importa com a melhoria de vida das comunidades”, ressaltou.

SERVIÇOS

O Viva Pátio Norte Shopping possui 72 guichês de atendimento e capacidade para atender mais de quatro mil pessoas por dia em um prédio todo estruturado e que atende as normas de acessibilidade. Na lista de serviços oferecidos pelo Viva estão: emissão de documentos pessoais (RG, CPF, Carteira de Trabalho); atualização do CadÚnico; consulta ao Seguro Desemprego; acesso a serviços do Detran, da Cemar e do Tribunal Regional Eleitoral (TRE); emissão de certidões de IPTU; ITBI e Antecedentes Criminais e serviços da Prefeitura de São José de Ribamar.