[email protected]

• RESISTIR, RESISTIR E RESISTIR!!! Não existe outra palavra no ‘dicionário’ dos Bogéa!!! Parabéns, JORNAL PEQUENO, por 65 anos de uma luta incansável e determinada iniciada pelo inesquecível e saudoso José Ribamar Bogéa, marido de Dona Hilda, pai do meu chefe Lourival, de Josilda (que já se foi, mas deixou aqui o seu espírito guerreiro), de Ribinha, Luiz Antônio, Luiz Eduardo e Gutemberg!!! Esse, sim, é INDESTRUTÍVEL…, porque leal, puro e temente a Deus!!!

• “Tenho praticamente 50 anos de vida pública e nunca tinha visto isso”!!! A expressão, dita essa semana ao meu chefe por um experiente político maranhense, refere-se ao momento turbulento que enfrenta o Brasil!!! Meu amigo…!!! E o pior é que ninguém sabe onde ‘isso’ vai parar!!! Mas temos que ser otimistas e acreditar, pelo menos, que vai parar, para que o Brasil tire desse turbilhão as lições que tiver que tirar, e, tal qual fênix, ressurja das cinzas a foi reduzido, desde 2002, para uma nova vida!!!

• E o Maranhão, o que fez de errado, o que fez ao ‘mundo’ para merecer tudo que está passando???!!! Depois de cinco décadas de mandos, desmandos e atraso, aqui está de novo o nosso Estado, de alguma forma, envolto nesse ‘vendaval’!!! Depois de 2006, com a eleição de Jackson Lago, arrancado brutalmente do cargo de governador, que conquistou legitimamente, as esperanças maranhenses renasceram com a eleição de Flávio Dino!!! Determinado, preparado, incansável, Flávio Dino iniciou um processo longo e difícil de mudanças de práticas e costumes, que, inevitavelmente, está esbarrando na resistência de políticos culturalmente impossibilitados de se adaptar a essa nova realidade!!! Peca o nosso governador, porém, na generalização, porque, se for ver, há, nesse meio, políticos verdadeiramente interessados no bem e no desenvolvimento do Maranhão e do seu povo!!! Some-se ao ‘fogo amigo’ dos aliados quase dissidentes a perseguição midiática implacável, o rancor e o ódio do que restou do grupo Sarney e não é difícil entender a situação que o Maranhão passa hoje!!! Felizmente – ou infelizmente, sei lá – de todas as exposições nacionais que o Estado já sofreu, capitaneadas pela Rede Globo, nada se compara ao que estamos vendo hoje e que fere de morte o ‘coração’ do grupo que nos dominou durante 50 anos; que fere de morte o seu comandante-mor, o ‘inatingível’, o ‘inabalável’, o ‘estóico’, o ‘inquebrantável’, o ‘indestrutível’ JOSÉ SARNEY, ou, para quem não sabe, JOSÉ RIBAMAR FERREIRA DE ARAÚJO COSTA!!!

• O Maranhão já conhecia, mas, AGORA, o Brasil e o mundo estão sabendo quem é José Sarney!!! Está cristalino na imaginação do Planeta o que ele FOI – e continua sendo – capaz de fazer nos subterrâneos dos TRÊS PODERES!!! Só para recorrer a uma expressão ‘lula-dilmista’ de 2015 – “faremos o diabo para ganhar as eleições” –, dá para imaginar, por exemplo, o ‘diabo’ que Sarney fez para cassar o governador Jackson Lago, arruinando-lhe a vida e antecipando a sua morte!!! Dá para imaginar, por exemplo, o ‘serviço sujo’ que lhe foi prestado por membros do Poder Judiciário de Brasília…, dá para imaginar o ‘diabo’ que fez Eros Grau naqueles momentos tão difíceis para o Maranhão!!! Tá tudo agora muito claro!!! Mas aqui sempre se recorreu a uma expressão divina que nunca vai deixar de existir: “A JUSTIÇA DIVINA TARDA, MAS NÃO FALHA”!!! E não falhou!!! E Deus é tão justo e onipotente, que, de ‘quebra’, resolveu acionar a sua Corte Divina justamente no momento em que Sarney, ‘fazendo o ‘diabo’ em terceira instância de Brasília – porque não estava satisfeito com os resultados de primeira e segunda –, pediu para condenar o Jornal Pequeno ao pagamento de 40 mil reais por supostos danos morais…, e isso exatamente quando o Jornal Pequeno completa 65 anos de vida, quase 50 anos dos quais dedicados a tentar mostrar ao Maranhão e ao Brasil, numa luta resistente iniciada pelo saudoso Ribamar Bogéa, quem era e quem é José Sarney!!!

• Não esperem porque ninguém vai ver Sarney envolvido em recebimento de propinas!!! Não é o dinheiro que o move; o que move Sarney é o PODER!!! “O poder para Sarney é como o ar que ele respira”, disse certa vez ao meu chefe o senador Epitácio Cafeteira, surpreendentemente, quando era governador do Maranhão!!! Poderemos até nos surpreender; afinal, muita coisa está vindo à tona; no entanto, o mais provável é que o já denominado ‘Guru do PMDB’ não apareça nesse ‘caldeirão fervente’ como propineiro!!!

• Esse meu chefe não tem ‘parelha’ mesmo!!! Quantas vezes ele disse no JP, e me fez dizer também, aqui no Colunaço, que “pior do que está” (com Dilma) “ficaria sim”, com o PMDB no comando do país!!! E quantas vezes ele disse que a preocupação maior era com o futuro da Lava-Jato!!! Pois é…, e, como todos podem ver agora, estávamos caminhando para isso!!! Nossa sorte foi que apareceu esse ex-presidente da Transpetro, o ‘Don Machadon’, para mostrar ao Brasil e ao mundo toda essa trama sórdida que estava em andamento, nos subterrâneos de Brasília, para tentar ‘ferir de morte’ a operação, comandada pelo juiz Sérgio Moro, que vai moralizar o Brasil!!!

• Bom, agora vamos relaxar um pouquinho!!!

• Meu amigo, ô fase essa do Maranhão!!! Primeiro foi o envolvimentos de graúdos do Maranhão – Lobão, Roseana, Waldir… – na Lava Jato…, depois veio Flávio Dino se expondo nacionalmente na defesa da Dilma…, na sequência, ‘me aparece’ Waldir Maranhão, de novo, avacalhando com tudo…, aí explode essa aí do Sarney…; para completar, o Sampaio ‘me perde’ de 5 a 0 para o Náutico, em Recife!!! ‘MéoDéuuuuusss’!!! O Maranhão tá igual o pára-quedista enfrentando problema em queda livre: aciona o primeiro botão, o pára-quedas não abre; aperta o segundo, nada…, enfia o dedo no botão do pára-quedas reserva e o ‘bicho’ também não abre…!!! Aí, o coitado fala com ele mesmo: “Meu Deus, só resta agora o caminhão de feno não estar lá embaixo”!!!

• É…, e como se não bastasse, ‘me aparece’ agora o Donald J. Drump, com pretensões de presidir os Estados Unidos, postando em seu twitter que Jair Bolsonaro poderá ser o próximo presidente do Brasil (“Jair Bolsonaro should be the nest presidente of Brasil”…)!!! Ô praga!!!

• De um político majoritário do Maranhão ao ler, no site congressoemfoco’, a notícia de que Waldir Maranhão, sofrendo ameaças de cassação, havia sumido do Plenário da Câmara dos Deputados: “Veja que exposição Waldir Maranhão faz do nosso Estado.

O pior é que ele ainda carrega consigo o nome do Estado para todo lado. Estamos sofrendo bullying”!!! Não é nem pra rir!!!

• “O ex-presidente da República José Sarney sempre se considerou cauteloso, mas, ao cair na ‘armadilha’ do ex-presidente da Transpetro Sérgio Machado, agora delator premiado da Operação Lava Jato, esse estigma cai por terra. “O Lula acabou, o Lula coitado deve estar numa depressão. […] Eu soube que o Lula disse, outro dia, ele tem chorado muito. […] Ele está com os olhos inchados”. Esse foi um dos trechos gravados por Machado, seu ‘amigo político’. Sarney! O político amador ou cauteloso”?!!! A nota acima, feita pela filha do meu chefe, sairia no Informe JP deste sábado!!! Meu chefe, porém, cautelosamente, preferiu não publicar, lembrando a ela um dito antigo dos nossos avós, de que “não se chuta cachorro morto”!!! Ontem, porém, depois de ler um comentário do jornalista Ricardo Noblat, meu chefe pediu desculpas ao ‘cadáver do fiel’, e, mesmo mantendo o seu posicionamento – contra a zombaria –, decidiu ‘me usar’ para levar a público não só o comentário da filha como o de Noblat, que pensaram igual e simultaneamente!!! Ei-lo: “Sarney, hein – quem diria? Foi mais amador do que Renan – A certa altura de uma das suas conversas com o empresário Sérgio Machado, presidente nos últimos 12 anos da Transpetro, subsidiária da Petrobras, o ex-presidente da República José Sarney, presidente de honra do PMDB, comenta a respeito de Renan Calheiros (PMDB-AL), presidente do Senado:

– Renan é muito ingênuo às vezes. Não se entrega documentos a jornalistas. E uma vez, Renan entregou e acabou se dando mal.

O provecto Sarney foi ingênuo pelo menos uma vez na vida – ao falar mais do que devia, e tudo o que não devia, em conversa gravada por Machado, o mais recente e explosivo delator da Lava-Jato. Deu-se mal, muito mal. E deixou mal a presidente afastada Dilma Rousseff.

Sarney vaticinou que a delação de Marcelo Odebrecht, ex-presidente da construtora Odebrecht, encrencará Dilma. Comparou o poder de destruição da delação de Odebrecht com o poder de destruição de uma metralhadora de calibre ponto 100.

E bateu em Dilma abaixo da linha da cintura ao dizer:

– A Odebrecht […] eles vão abrir, vão contar tudo. Vão livrar a cara do Lula. E vão pegar a Dilma. Porque foi com ela. Quem tratou diretamente sobre o pagamento do João Santana foi ela. Então eles vão fazer. Porque isso tudo foi muito ruim pra eles.

Santana foi o marqueteiro da campanha de Lula à reeleição e das duas campanhas de Dilma. Está preso, acusado de corrupção e de lavagem de dinheiro. Recebeu dinheiro da Odebrecht no exterior e, segundo Sarney, a pedido de Dilma, que nega.

Essa é a revelação mais grave feita por Sarney ao microfone escondido por Machado em sua própria roupa. As demais são embaraçosas, apenas isso, e sugerem que o político sempre cauteloso no uso das palavras está deixando de sê-lo.

Sobre Lula, por exemplo, Sarney fofocou com Machado:

– O Lula acabou, o Lula coitado deve estar numa depressão. […] Eu soube que o Lula disse, outro dia, ele tem chorado muito. […] Ele está com os olhos inchados.

Sarney ficou com a cabeça inchada depois de saber que fora gravado. Coisa de político amador!!!

• Bom, aí veio um ‘velho’ amigo do meu chefe, que tomou conhecimento da ‘história’, e perguntou ao meu chefe:

– E se o Noblat não tivesse feito esse comentário, tu publicarias no Pêta a nota da tua filha???!!!

E meu chefe:

– Provavelmente não, mas já havia dito a ela que veria uma forma de publicar no estilo do Colunaço, mas confesso que o comentário do Noblat me deixou mais tranqüilo!!! Pelo menos ela não está “chutando o cachorro” sozinha!!! Está muito bem ‘amparada’!!!

• Olha essa, de um integrante de quase poder!!! “Todo mundo sabe que o poder de Sarney serviu para destruir o sistema produtivo do Maranhão, com estradas que não prestam; criar um sistema educacional dominado por escolas de taipa e 55% da população na miséria. Além de cidades sem esgoto, pistolagem e escravidão. Agora, todos sabem que sua influência ajuda outros delinquentes encalacrados na justiça. Mas o que ninguém se deu conta é que sua obra literária influenciou os maranhenses de tal forma, que 60% se considera poeta, que igualmente ninguém quer ler. Isto é uma tragédia. Assim, reúne em sua só pessoa dois resultados: um personagem shakespeariano!!! To be or not to be”!!!???

• Marrapá!!! Não é que agora estão invadindo área de proteção ambiental no final da Rua das Paparaúbas, começo da Avenida Ferreira Gullar!!! Pois é…, bairro chic é outra coisa!!! A invasão é chic porque os invasores fazem suas ‘humildes casinhas’ em alvenaria e tijolos!!! Agora, o curioso de tudo isso é que o Ministério Público fica perto da invasão e os promotores passam todos dias por lá!!! Blitz Urbana também passa por lá!!! É, ‘rapá’, ‘nego’ só vê o que quer e quando quer, mesmo!!!

• Olha essa!!! Dia desses, ‘nosso’ auditor ‘comedor de quibe’ convidou os amigos para degustarem um delicioso Shakrie (ensopado de lombo de cordeiro com coalhada fresca)!!! Essa iguaria, tradicional no Líbano, faz sucesso há anos entre os petiscos tradicionais oferecidos pelo ‘dito-cujo’ aos amigos de infância!!! Só não contava que um certo ‘CSI do Bacanga’, convidado para a ‘festa’, ia chamar seu ‘brother’ ‘Zeca Cotia’ para fazer parte do encontro!!! Meu amigo, ao ver o cordeiro ensopado na coalhada, ‘Cotia’ ‘se armou’ de um prato fundo e lascou farinha d’água por cima do Shakrie!!! Pense num ‘auditor’ revoltado!!! “Animal, isso não se come com farinha!!! Meu pai deve ter ‘se virado’ todinho no túmulo”, disparou ‘comedor de quibe’, hahahahahahahahaha!!!

• E olha só essa quente que a ‘muriçoca-chipada’ do Dr. Pêta ‘pescou’ lá “do outro lado da ponte”!!! Correm por lá ‘notícias’ ‘à boca pequena’ dando conta de que o ex-secretário de Desportos e Lazer Joaquim Haickel está pretendendo encerrar a sua participação societária no Sistema Mirante de Comunicação!!! Vixi…, que foi, hein???!!!

• Essa aqui saiu no JP, no meio da semana, e vale a pena ler de novo!!! “A Prefeitura de São Luís está impedida, por força da lei eleitoral vigente, de conceder o percentual de reajuste de 11,36% pleiteado pelo sindicato dos professores. Conforme a Lei nº 9.504/1997, os agentes públicos não podem autorizar reajustes superiores à inflação apurada no pleito. De acordo com esta regra, o reajuste máximo para os professores da rede municipal deve ser de 10,67%, correspondente à inflação acumulada registrada em 2015 conforme o Índice de Preços ao Consumidor (IPCA). A primeira proposta da Prefeitura ao sindicato dos professores foi apresentada no mês de março. No total, foram apresentadas quatro propostas, culminando no valor máximo de 10,67% – justamente o valor máximo permitido no período. O objetivo da restrição é garantir as condições de igualdade do pleito eleitoral, impedindo que candidatos eventualmente utilizem recursos públicos para promoverem campanhas ou para angariar a simpatia de uma parcela do eleitorado. Além da restrição legal para o período, a Prefeitura de São Luís alega a crise econômica e a delicada situação financeira por que passa a maioria dos municípios brasileiros atualmente. De acordo com o secretário municipal de Educação, Moacir Feitosa, o percentual de 10,67% proposto ao sindicato dos professores é o máximo possível dentro da delicada situação das contas municipais. “O prefeito Edivaldo Holanda Júnior tem trabalhado com responsabilidade, visando o equilíbrio das contas do município. Ele reconhece e valoriza o trabalho feito pelos professores da rede municipal, mas a proposta que fizemos ao sindicato é a melhor possível atualmente, tanto por causa da situação financeira do município, quanto por força da legislação vigente que não pode ser descumprida”, afirmou o secretário municipal de Educação, Moacir Feitosa. O salário dos professores da rede básica de ensino é amparado pela Lei nº11.738/2008, conhecida popularmente como “Lei do Piso”. A Lei do Piso fixa um valor mínimo para o salário do professor em início de carreira, com formação de nível médio e carga horária de 40 horas semanais. Para o professor nessas condições, a Prefeitura de São Luís oferece remuneração base de R$2.544,30 – acima do piso nacional que atualmente está fixado em R$2.135,64. Se o professor tiver curso superior, a remuneração paga pela Prefeitura de São Luís para a carga horária de 40h aumenta para R$4.204,27. Além da remuneração base, a classe docente da rede pública também recebe uma série de benefícios, previstos no estatuto da categoria. Em São Luís, são pagas gratificações por titulação, para professores que concluem especialização, mestrado ou doutorado; e para aqueles que trabalham em escolas em locais de difícil acesso. O plano de cargos e carreiras dos professores prevê ainda progressões salariais do tipo horizontal, por tempo de serviço; e vertical, para professores de nível médio que concluem um curso superior”!!!

Mistérios

• Será que dá para imaginar, depois de tudo que a gente viu e ouviu nas últimas 72 horas, principalmente por meio da Globo, o ‘diabo’ que Sarney fez para cassar Jackson Lago???!!!

• Será que procede a informação recebida, ontem, por Dr. Pêta, de que o clã Sarney estaria todo ‘homiziado’ na Ilha de Curupu???!!! A ‘Muriçoca Chipada’ tentou ir lá, mas instalaram um potente ‘radar antimosquito’ que detectou a ‘bichinha’ de longe!!! Ainda bem que a ‘muriçoquinha’ é ligeira, e saiu ‘voada’ de lá!!! Não trouxe a ‘notícia’, mas voltou viva, hahahahahahahahahahahahaha!!!

• Quem foi o assessor, ‘armazenador’ de informações na ‘cachola’, que, em recente viagem de uma galera ao Rio para assistir à decisão do campeonato carioca, levou uma rede para não passar sufoco no ‘ap-coletivo’ alugado pela ‘tchurma’???!!! Pior é que, depois de ‘esticar’ a ‘baladeira cearense’ e sair para tomar ‘aquele’ banho, quando voltou o assessor encontrou a rede ocupada pelo ‘Conde de Arari’, já todo enrolado num lençol que o próprio ‘precavido’ havia levado dentro da ‘baladeira’!!! Sem alternativa, o ‘coitado’ assessor, como bem disse ao narrar a ‘história’, “fiz a única coisa que podia fazer: ajeitei o lençol e cobri os pés do chefe pra não pegar um resfriado”, hahahahahahahahaha!!! ‘Rapá’…, só muita borracha!!!

• Quem foi o tucano novo e emplumado que perdeu o bico e a penugem depois das últimas movimentações do PSDB em São Luís???!!! Meu amigo, pense numa ‘choradeira’!!!

• Qual foi o prefeito da Grande Ilha’ que ‘inventou’ uma nova fórmula para o seu sistema de pagamento, em que a secretaria da Fazenda não tem nenhum poder de decisão???!!!

• Quem é o ‘ex-peixe graúdo’ da Ordem que anda dando ‘shows’ pelas ‘cabanas da vida’ e depois ainda sai dirigindo ‘chumbado’???!!! Olha a lei seca!!!

• Mistério!!! Se o PSDB se ‘apequenou’, como disse Neto Evangelista, porque não o escolheu como candidato a prefeito de São Luís, como seria, numa situação de João Castelo, por exemplo, que está muitos pontos acima do secretário nas pesquisas e ‘abriu’???!!! Calma, Neto…, melhor ‘digerir’ essa e se engajar na luta do seu tucanato!!!

• Quem será que indicou para o presidente Sérgio Frota esses jogadores que hoje compõem o elenco do Sampaio Correa, principalmente os que atuam no meio de campo???!!! Meu amigo…!!!