Moratória dos Estados

Em reunião com senadores da base aliada do governo, o ministro do Planejamento, Romero Jucá, antecipou aos aliados que a equipe econômica exigirá contrapartidas dos Estados em troca da moratória de suas dívidas, mantendo as linhas gerais da proposta feita lá atrás pelo governo Dilma.

O ministro afirmou no encontro que os governadores terão de se comprometer a não aumentar o salário de seus servidores; reajustar as alíquotas de contribuição previdenciária estadual e não promover concursos públicos.

‘Painho’ de olho no cargo de Gastão

O prefeito de Salvador (BA), Antônio Carlos Magalhães Neto, trabalha para emplacar o novo presidente do Fundo Nacional de Desenvolvimento da Educação (FNDE).

O posto hoje está com um aliado de Sarney (Gastão Vieira). O FNDE é conhecido como o Dnit do Ministério da Educação, em referência ao alto orçamento do departamento responsável pela construção de estradas.

(Coluna Expresso – Época)

Vai tu mesmo

Líder do governo, André Moura (PSC-SE) bateu à porta de Waldir Maranhão (PP-MA) nesta sexta para insistir em sua renúncia ou licença — ambas refutadas. O interino topa se ausentar das sessões, desde que presida a reunião de líderes.

O Planalto entrou em pânico com a notícia de que Maranhão havia exonerado a chefe de gabinete de Eduardo Cunha na presidência, Helena Freitas. Pressionado, ele recuou e manteve a funcionária.

Não compareceu

O vereador Roberto Rocha Júnior não compareceu ao debate com a militância do PSB sobre sucessão municipal que estava marcado para ontem, na Assembleia Legislativa.

Por conta da ausência do vereador, a direção estadual do PSB confirmou a continuidade da pré-candidatura de Bira do Pindaré à Prefeitura de São Luís e vai levar a decisão para a executiva nacional, que avocou para si a responsabilidade pela indicação do candidato da legenda.

“Vim para o debate em reconhecimento à legitimidade do diretório estadual em ouvir as propostas dos pré-candidatos, como iria se tivesse sido convocado pela comissão provisória municipal. Estranho seria o contrário. Mas, diante do que estamos vendo, a decisão está nas mãos da executiva estadual, já que a municipal está se omitindo”, disse Bira.

Mandou mensagem

O presidente da executiva estadual do PSB, prefeito de Timon Luciano Leitoa, não compareceu para abrir a reunião do partido, mas mandou mensagem se solidarizando com os presentes.

Como a finalidade do encontro era ouvir as propostas dos candidatos para administrar São Luís e apenas um compareceu, Domingos Paz, membro da executiva estadual, abriu e encerrou a reunião.

Moralizando

O governador Flávio Dino usou novamente as redes sociais para se manifestar sobre os atentados a ônibus ocorridos entre quinta e sexta-feira, ressaltando a ‘mão firme do Estado’ contra a marginalidade recolhida em Pedrinhas.

“Uma quadrilha que atua no Maranhão há muitos anos está tentando reagir à moralização do Complexo Penitenciário de Pedrinhas”, postou o governador em sua página no Twitter.

Força Nacional

O governador Flávio Dino confirmou, ontem, que solicitou o envio imediato da Força Nacional a São Luís para auxiliar a equipe de segurança do Estado no combate às organizações criminosas que estão espalhando terror na cidade.

A iniciativa do Palácio dos Leões em solicitar o envio de tropas federais, segundo auxiliares do governador, tem por finalidade evitar a ocorrência de fatos mais graves.

Apoio da Uema

A deputada Eliziane Gama visitou o reitor da Universidade Estadual do Maranhão e pediu o apoio da instituição para a construção do Plano de Governo do PPS para a cidade de São Luís. Durante o encontro, a parlamentar e o reitor também conversaram sobre a destinação de emenda paramentar para dois projetos.

“Nós fomos obter informações para construção para o plano de PPS e ao mesmo tempo nos comprometemos a destinar emenda parlamenta de nossa autoria para realização de dois projetos importantes para a instituição”, esclareceu Eliziane.

Gama informou que a emenda parlamentar será destinada para o a revitalização do laboratório de engenharia da universidade, e para desenvolvimento de projeto para parques ambientais que será feito pela UEMA em conjunto com assessoria de gestão ambiental.

Orações por Papete

É muito delicado o estado de saúde do cantor e compositor maranhense Papete. Ele está em São Paulo, em tratamento contra o câncer, e passa por um momento muito delicado. A família pede orações.esperando todos nós que Papete se restabeleça.

Miudinhas

• Ex-governadora do Estado e com o nome envolvido em escândalos, Roseana Sarney começa perder espaço no grupo para o irmão e ministro Sarney Filho na disputa pelo Senado em 2018.

• O ex-deputado Joaquim Haickel, que foi secretário de Esporte na administração Roseana, por exemplo, passou a defender abertamente a candidatura de Sarney Filho a senador da República.

• Resta saber se as pretensões da filha do ex-senador José Sarney não são outras, bem longe do Centro do Brasil.