A criatividade nas redes sociais não tem limiteA criatividade nas redes sociais não tem limite

• DAQUI A POUCO, NOVA REUNIÃO COM DIREÇÃO DO SISTEMA DE SEGURANÇA E PENITENCIÁRIO. MAIS MEDIDAS CONTRA QUADRILHAS QUE QUEREM VOLTAR AO PASSADO”

(Flávio Dino, governador do Maranhão: Twitter, 8h57, 21.05.16)

• “QUEREMOS DEIXAR CLARO, PARA A POPULAÇÃO, QUE ESSA INTENÇÃO CRIMINOSA DE QUERER FAZER DIMINUIR O CONTROLE NO SISTEMA PRISIONAL E DIMINUIR AS AÇÕES DE CONTROLE DA POLÍCIA CIVIL E DA POLÍCIA MILITAR NAS RUAS CONTRA QUALQUER CRIME TEVE UM EFEITO TOTALMENTE CONTRÁRIO PARA A MARGINALIDADE. O QUE NÓS FIZEMOS FOI AUMENTAR AS NOSSAS OPERAÇÕES EM TODOS OS QUADRANTES DA REGIÃO METROPOLITANA DE SÃO LUÍS. ISSO VAI CONTINUAR, MUITOS CRIMINOSOS JÁ FORAM PRESOS, LOCALIZADOS NOS BAIRROS COM DROGAS, COM ARMAS E TODOS ELES FORAM AUTUADOS E ENCAMINHADOS AO SISTEMA PRISIONAL. A RESPOSTA FOI ESSA E ESSA RESPOSTA VAI CONTINUAR DURANTE TODO O FINAL DE SEMANA, PORQUE AGORA NÓS TEREMOS POLICIAIS DENTRO DOS ÔNIBUS PARA DAR SEGURANÇA AOS CIDADÃOS MARANHENSES”.

(Jefferson Portella, secretário de Estado da Segurança)

• “A PARTIR DAS OPERAÇÕES QUE FORAM REALIZADAS, TEMOS MAIS DE 35 PESSOAS QUE JÁ FORAM PRESAS DECORRENTES DESSAS AÇÕES, DAS INCURSÕES DA POLÍCIA CIVIL NOS BAIRROS ONDE OCORRERAM ESSES EVENTOS E ONDE HÁ SUSPEITAS DE QUE ELES POSSAM VIR A OCORRER. ESSAS AÇÕES CONTINUARÃO DURANTE TODO O FINAL DE SEMANA, E ENQUANTO FOR NECESSÁRIO, ATÉ QUE A ORDEM PÚBLICA SEJA COMPLETAMENTE RESTABELECIDA NA ÁREA METROPOLITANA”.

(Lawrence Melo, delegado geral de Polícia Civil)

• “NÓS VAMOS MANTER O MESMO RITMO, AS MESMAS AÇÕES DA POLÍCIA E VAMOS IMPLENTAR UM POLICIAMENTO NO INTERIOR DOS ÔNIBUS, EM QUE OS POLICIAIS VÃO TRANSITAR DENTRO DOS ÔNIBUS DA REGIÃO METROPOLITANA”.

(Cel. Pereira, comandante geral da Polícia Militar do Maranhão)

• É meu amigo, a bandidagem pode até resistir, mas não será por muito tempo!!! O governador Flávio Dino e as forças de segurança estão DETERMINADAS!!! Agora, ou vai ou racha!!! Importante ressaltar que, apesar da enorme vontade que todos nós temos, e que não precisa expor aqui, mesmo porque essa é uma opinião quase que unânime, o governador está tendo toda a preocupação de agir absolutamente dentro da lei!!! Entendemos que Flávio Dino fala de agir dentro da lei contra ações medievais…, mas esse ‘agir dentro da lei – e essa providência já deu para notar que está sendo tomada – precisa estar devidamente amparado num trabalho consistente que a Polícia Civil precisa fazer com relação às autuações e inquéritos instaurados!!! O Judiciário é eternamente criticado pela ‘voz geral’ de que “A Polícia prende e a Justiça solta”. Mas, afastando-se os casos que realmente dão razão a essas críticas, protagonizados por magistrados descomprometidos com a verdadeira Justiça, é preciso que a população entenda que, na regra, o grande responsável pelas solturas de bandidos são as peças policiais mal elaboradas, os flagrantes e inquéritos eivados de fragilidades facilmente detectados pelas defesas dos acusados!!! Observa-se, nesses momentos delicados para a Segurança, que já há uma preocupação maior em ressaltar a importância dos flagrantes mais bem elaborados, que não deixem brechas para a bandidagem se livrar rapidamente do xadrez!!!

• Bom, no resto é continuar com a Polícia firme e determinada!!! Apoio do governador não está faltando!!! Resta aos maranhenses, todos eles, sem exceção – veículos de comunicação e adversários incluídos –, ‘comprarem’ essa briga, porque todos temos famílias e precisamos resguardá-las e nos resguardar!!! E como se faz isso???!!! Dando apoio às nossas forças de segurança, evitando ‘ações’ que fortalecem esses bandidos, como boatos ao ‘vento’, críticas sem consistência, gracejos inoportunos… Aí – e só nesse caso – não se trata de “perder o amigo, mas não perder a piada”…, trata-se de cuidar de nós e das pessoas que amamos!!! Enfraquecer a Polícia nesse momento é fortalecer o crime!!!

• Bom, outro assunto preocupante é esse aí da tentativa de federalização do Porto do Itaqui!!! O ex-candidato a governador Edinho Lobão, assumindo o Senado em lugar do pai encrencado Edison Lobão, já saiu na frente e ‘meteu a cara’ como ‘Pai da Federalização’!!! Embora o assunto ainda não esteja na chamada ‘crista da onda’, em função da ‘Revolta da Bandidagem’ contra as ações ostensivas da Polícia contra o crime, dentro e fora de Pedrinhas, é bom que os maranhenses atentem para o absurdo que estão querendo fazer contra o nosso Estado!!! Essa semana, mesmo intensamente envolvido na cobertura dos acontecimentos nas ruas de São Luís, mas preocupado com essa tentativa – TAMBÉM CRIMINOSA – de tirar o Porto da gerência do Estado, meu chefe procurou ir ao ‘coração’ do problema: Brasília!!! Em resumo, ouviu: “Vão federalizar de qualquer jeito o porto!!! Por dois motivos!!! Primeiro: para procurar passar uma imagem de fraqueza do governador Flávio Dino perante a questão nacional, e isso para boa parte da população vai ser impactante!!! Segundo: Para provocar Flávio Dino a ‘perder a linha’ e entrar mais ainda diretamente em ‘rota de colisão’ com Temer, fechando de uma vez por todas qualquer possibilidade de aproximação!!! O último passo poderia ser uma articulação de ‘procissão’ de ministros ao Maranhão para fortalecer a oposição ao governo estadual!!! Triste, mas o ambiente em Brasília é esse!!!

• É, meu amigo, só resta esperar, caso isso se concretize, que Michel Temer nomeie para presidente do Porto do Itaqui a filha de ‘Don Bigodon’, Roseana Sarney!!! Já pensou!!!

• Por outro lado, tem noticiário e informações que nos animam!!! Por exemplo, a frustração de Sarney junto a Michel Temer na tentativa de manter o Ministério da Cultura, que ele criou quando assumiu a Presidência da República depois da morte de Tancredo Neves!!! Pois é…, Sarney tentou, mas não conseguiu a recomposição do MINC!!! Durante um encontro entre os dois na última terça-feira, Sarney cobrou de Temer a manutenção do Ministério, mas o presidente interino manteve a decisão de extinguir a pasta que ‘Don Bigodon’ criou por decreto!!! Nem mesmo o ‘desdobro’ que Sarney tentou dar em Michel Temer, revelado pelo jornalista Lauro Jardim (O Globo), deu jeito!!! “A propósito da grita dos artistas contra a extinção do Ministério da Cultura, consta que Sarney, com suas seis décadas de sabedoria política, foi a Michel Temer pedir pela volta da pasta com o seguinte argumento: “Michel, com índio e artista não se mexe, sabia”???!!! Hahahahahahahahahahahahahaha!!!

• Uma outra “boa notícia contra Sarney”, digamos assim, foi a revelação feita pela coluna Expresso, da Revista Época que já está nas bancas, de que o prefeito de Salvador (BA), Antônio Carlos Magalhães Neto, está tentando emplacar um presidente seu no comando do Fundo Nacional de Desenvolvimento da Educação!!! Presidido hoje pelo maranhense Gastão Vieira, sabidamente aliado de José Sarney, “o FNDE é conhecido como o Dnit do Ministério da Educação, em referência ao alto orçamento do departamento responsável pela construção de estradas”!!!

• E aí a gente pergunta: afinal, Sarney, que emplacou o filho Zequinha como ministro, está ou não está forte com Michel Temer???!!! Michel, diante da postura aguerrida, e agora já um pouco arrefecida, do governador Flávio Dino na defesa de Dilma Rousseff, vai olhar ou não vai olhar para o Maranhão???!!! Os últimos acontecimentos em Brasília, com o próprio governador e secretários de Flávio sendo recebidos por ministros de Michel Temer, a ‘olho nu’, sinalizam que a preocupação geral sobre perseguição ao Maranhão pode ser deixada um pouco de lado!!! Como disse Dr. Pêta domingo passado, essa criminosa tentativa de federalização do Porto do Itaqui vai ser nosso “fato fiel da balança”!!! E atenção!!! Do mesmo jeito que está conclamando os maranhenses a se unirem em apoio à Polícia contra a revoltada e estremecida bandidagem, o Jornal Pequeno convoca os conterrâneos a lutarem contra essa absurda federalização, que, se concretizada, só prejuízo trará para todos nós!!! (Leia ao final reprodução do Editorial do JP da última quinta-feira)!!!

• É, meu amigo, e preocupação é o que não está faltando…, no Maranhão e em São Luís!!! Na capital, como se não bastassem tanto problemas que a população já enfrentou essa semana, tem uma outra aí, muito incômoda e prejudicial, ‘rondando a área’!!! É um incompreensível e intragável indicativo de greve de professores, nitidamente de caráter “político-sindical”, motivado tanto pelo período eleitoral que se aproxima quanto por disputas de poder dentro do próprio sindicato da classe!!! O movimento liderado pelo sindicato fruto de uma disputa política interna, e não do desejo de melhorias salariais e condições de trabalho aos professores!!! O comando do sindicato dos professores de São Luís é disputado por dois grupos; um deles encabeçado pela presidente Elisabeth Castelo Branco, e o outro liderado pelo professor Antonísio Furtado, mais radical e ligado a grupos de extrema esquerda!!! O sindicato deve ter eleições ano que vem e a atual presidente vem perdendo terreno!!!

• A proposta da Prefeitura de São Luís é justa!!! O prefeito Edivaldo está agindo com responsabilidade!!! O país inteiro vive uma situação de crise econômica, e, com isso, os municípios enfrentam momentos de graves incertezas financeiras, principalmente nos últimos anos, com a diminuição da arrecadação e dos repasses estaduais e federais!!! Assim, a proposta de reajuste da Prefeitura aos professores, de 10,67%, é razoável…, boa até!!! Não adianta o prefeito prometer um percentual mais alto e, depois, não conseguir pagar e terminar atrasando os salários!!! É preciso levar em conta, também, que a Prefeitura precisa reajustar o salário do funcionalismo municipal como um todo – e não só dos professores!!! Agora vê se pode!!! Nos últimos dois meses, a Prefeitura de São Luís apresentou aos professores cinco diferentes propostas de reajuste!!! O sindicato recusou todas elas e se manteve irredutível, intransigente mesmo, no patamar de 11,36%!!! Atente para a diferença mínima dos percentuais…, de menos de 1 por cento!!! Então, como é que pode haver negociação quando só um dos lados cede???!!!

• A intransigência do sindicato está levando São Luís para uma greve que deixará sem aulas mais de 85 mil estudantes na capital!!! A rede municipal de Educação ainda tem reflexos da greve de 2014, que durou mais de 100 dias e deixou o calendário escolar desorganizado!!! Enquanto dura a greve, as crianças ficam sem poder ir para a escola e com o ano letivo prejudicado!!! Após o fim da greve, é preciso reorganizar todo o calendário escolar com aulas aos finais de semana e feriados, o que é ruim tanto para os estudantes quanto para os professores!!! Cabe lembrar que essa obrigação de repor aulas aos sábados e finais de semana não se estende aos dirigentes sindicais, que, por força da atividade que desempenham, são licenciados de suas funções na sala de aula!!!

• O salário da categoria é ajustado anualmente!!! Em 2013, o prefeito Edivaldo concedeu aumento de 9,5%; em 2014, de 5,9%; e em 2015, de 13,67%!!! É um reajuste de 28,43% em três anos, acima do salário mínimo e da inflação registrada no período!!! Além disso, desde o início da atual gestão, foram implantados mais de 11 mil direitos previstos no estatuto da categoria, como gratificações por titulação (professores que fazem especialização, mestrado, doutorado) e por trabalhar em escola de difícil acesso, entre outros!!! Os processos dessas gratificações e progressões salariais estavam protocolados há muito tempo, mas estavam parados, sem nunca terem sido concedidos!!! Foi Edivaldo quem determinou a regularização funcional dos professores e implantou esses direitos, que resultaram em aumento nos vencimentos dos educadores!!!

• Que a população consiga enxergar tudo isso, para saber exatamente a postura a ser tomada diante de um movimento paredista intentado por um sindicato cuja intransigência, com motivação ‘político-sindical’, está saltando aos olhos!!!

• O desembargador Cleones Cunha, com a melhor das intenções, ressalve-se, transferiu o setor de precatórios, da sede do Tribunal de Justiça para o prédio onde funcionava a Assembleia Legislativa, na rua do Egito!!! Até aí, uma atitude muito boa!!! Só faltou atentar para a localização do novo setor, que ficou no primeiro andar do prédio!!! Talvez um estudo de viabilidades possa levar o presidente Cleones a ‘puxar’ o ‘Precatórios’ para o térreo, com amplas acomodações, o que facilitará a vida de pessoas idosas!!! E olha que são muitos idosos para subir dois lances grandes de escada!!! Vamos lá, presidente!!!

• ‘Rapá’, não é que deu larápio no Sindicato dos Radialistas!!! Pois é…, e o alvo foi o próprio chefe maior!!! O suspeito não é radialista, mas é entrosado na ‘área’, onde já prestou serviço com técnico de som da Rádio Capital e atua como segurança de Comitê de Imprensa de poder!!! E o que aconteceu???!!! O presidente estava na casa, juntamente com um radialista e o acusado!!! Como não havia Internet disponível no momento, ‘Vampirão’’ deixou seu android de última geração em cima da mesa e foi ‘arriar o barro’!!! Quando retornou, cadê o android???!!! E olha que não foi a primeira vez!!! Que o diga ‘nosso’ ‘Florzinha’, que, meses atrás, durante transmissão do carnaval de passarela do Anel Viário, perdeu misteriosamente o seu inseparável radinho de pilha!!! Bastou um ‘cochilo’, para o radinho ‘evaporar’, ‘escafeder’ da cabine…!!! E quem tava lá???!!! Ele, o mesmo ‘marvadeza’!!!

• O TCE-MA diz que tá fazendo recadastramento de servidor após apadrinhamento político do filho do Waldir Maranhão, mas, pelo que estão dizendo, a lista tá enorme!!! E agora, ‘Maurinha’???!!!

• Rapaz, Barreirinhas está um ‘caldeirão’!!! Os ‘albericanos’ estão só de foguete na mão, aguardando uma eventual saída do prefeito Léo!!! Resta saber se vão acender esses foguetes!!! Depois do pedido de afastamento do prefeito e do secretário de Educação, que já foi exonerado, eis que chega a Barreirinhas, essa semana, a equipe do ‘Profissão Repórter’, da Rede Globo, para apurar as denúncias de irregularidades na merenda escolar!!! Meu amigo, pense num ‘cabra’ abalado, o prefeito Leo, com tantos transtornos protagonizados pelos dois últimos prefeitos!!! Só na gestão Leo Costa foram seis quilômetros de calçamento na cidade, onze escolas dignas e oito unidades básicas de saúde já inauguradas!!! Os dois juntos não construíram 25% do que já está feito hoje na “Capital dos Lençóis Maranhenses”!!! É…, os foguetes estão na mão, mas pode ser que não acendam!!!

• Olha só essa!!! Fizeram serviços de drenagem e de esgoto no entorno da Lagoa da Jansen, nas proximidades da Arena de Beach Soccer, mas, sabe-se lá por qual motivo, não ‘cimentaram’ o espaço quebrado no calçamento!!! Aí veio a erosão provocada pelas chuvas e, pimba, fez ‘aquele’ estrago!!! Pois é…, um ‘pequeno desleixo’ multiplicará o custo do reparo, que, naturalmente, deveria ter sido feito logo após a instalação dos tubos da drenagem!!! Isso, além de dificultar o trânsito dos caminhantes naquele calçadão!!! Por que será que não fizeram???!!!

Mistérios

• Por que será que a deputada federal Eliziane Gama, pré-candidata a prefeita de São Luís, anda tão quieta???!!!

• Por que será que o presidente da comissão de licitação de Arari teve seus bens bloqueados, juntamente com o atual prefeito???!!!

• Quem foi o secretário que desviou um jornalista de ‘rota’ e ‘levou’ o ‘dito-cujo’ para o ‘coração’ da badalação, no ‘Nosso Canto’, enquanto a ‘cara-metade’ nada sabia???!!! Pior é que o ‘escriba’ chegou lá com pose de conde, kkkkkkkkkkkkk!!!

• Quem foi o jornalista que convidou um amigo radialista para almoçar no restaurante do Senac, sexta-feira, e não passou nem dez minutos na mesa, saindo às pressas para resolver uma ‘penca’ de problemas, sem que o convidado, que estava de carona no carro dele, tivesse tempo para pedir ao menos um suco de lima???!!!

• Quem é o ex-prefeito que resolveu agora imitar um conhecido ‘Prefeito da Acerola???!!! Pois é…, passa oito dias dormindo nos povoados e quando aborda já é pegando nas mãos dos caboclos!!! Ele não era assim

• Por que um pré-candidato a prefeito da região dos Lençóis colocou uma ex-secretária ‘debaixo do braço’ para ajudá-lo agora na campanha, se foi o primeiro a recriminar o atual prefeito por tê-la escolhido como vice???!!!

• Qual é o presidente de Câmara, ‘ex-Curió da Baixada’, que continua ‘emplacando’ parentes para trabalhar sem concurso público???!!! Pense num ‘cabra’ poderoso!!! Marrapá!!!,

• Quem foi a funcionária pública, lotada num palácio ali pras bandas do Elevado do Trabalhador, que preferiu dormiu num motel em vez de passar a noite na casa de um ‘amigo’, com medo do ‘sexto sentido’ da namorada do ‘dito-cujo’ funcionar e ela bater na casa dele no ‘cagar dos pintos’???!!!