[email protected]

É OU NÃO É UM ALÍVIO ESTARMOS LIVRES DO ‘PresidentA’???!!! Que coisa boa!!! Ufa…, finalmente!!! Encheu tanto o saco esse ‘PresidentA’, que Michel Temer, inconscientemente, não botou uma mulher sequer no primeiro escalão, hahahahahahahahahahaha!!!

Bom, gente, tudo que Dr. Pêta tinha que falar sobre esse assunto já falou…, tudo que tinha que repercutir, já repercutiu!!! Agora, é esperar o ‘senhor das coisas’, o tempo, mostrar quem errou e quem acertou!!! Outra coisa: mesmo com tudo que foi dito aqui, com todas as críticas feitas em relação a essa postura que consideramos ‘suicida’ de Flávio Dino em relação ao, na época futuro, mas agora já Governo Michel Temer, colocando o Maranhão em risco, torcemos, sinceramente, para que o governador do Maranhão saiba realmente o que está fazendo!!! Aliás, em relação a isso, o JP de ontem já trouxe manchete noticiando que Flávio Dino mudou a postura e já fala em ir conversar com Michel Temer!!! Embora auxiliares bem próximos do chefe do executivo discordem da manchete e afirmem que não houve mudança de postura, mas, sim, que “a conjuntura foi que mudou”, o bom nisso tudo é que já se vislumbra uma possibilidade de aproximação, mesmo institucional!!! Resta saber se a recíproca é verdadeira; ou seja, se Michel Temer, depois de tudo, vai enxergar a ‘conjuntura’ como Flávio Dino está enxergando; se não ele – Michel -, ao menos os “quero tudo” que o cercam e que estão ávidos pelos convênios, cargos, emendas e outras verbas federais!!! Enquanto isso, aqueles que não têm o privilégio de conviver mais de perto com Flávio Dino e com o Palácio, aqueles que enxergam as coisas como os fatos mostram, continuam a apostar que Flávio Dino, pensando num projeto pessoal, cometeu um grande erro e colocou em risco os destinos do Maranhão!!! Já os que pensam o contrário, que se baseiam nas informações privilegiadas do cenário nacional, que “não podem vir à tona agora”, garantem que o governador sabe exatamente e muito bem o que está fazendo!!! De qualquer forma, não demorará muito e já teremos uma ideia do que nos espera… e uma ideia baseada em FATO REAL: A FEDERALIZAÇÃO OU NÃO DO PORTO DO ITAQUI!!! Que Deus nos proteja!!!

Bom, em entrevista, na semana que passou, ao jornal O Estado de S. Paulo, o governador Flávio Dino afirmou que não acredita que Michel Temer perseguirá o Maranhão e a sua administração!!! Mas nem precisa perseguir; basta fazer o que Dilma fez: NADA, hahahahahahahahahahahaha!!!

Estão equivocados todos aqueles que acreditam num rompimento do senador Roberto Rocha com o governador Flávio Dino!!! Podem crer: isso não ocorrerá!!! E não vai acontecer por um simples detalhe: Flávio Dino tem um projeto em mente; de consolidar o seu espaço nacional e sobressair nesse imenso vácuo da oposição brasileira que ficou com a derrocada de Dilma e a chegada de Michel Temer ao poder com apoio de PSDB e demais partidos oposicionistas!!! Imagina ele que, diante da carência de lideranças antigoverno e com o preparo que tem, poderá ocupar e consolidar esse espaço nacional para um ‘voo’ bem mais alto!!! Para isso, melhor que retornar ao Palácio dos Leões em 2018, talvez seja ‘desembarcar’ no Senado da República, onde tudo acontece!!! “Em assim pensando”, como diria o ‘caboclo’, nada mais conveniente do que inverter a chapa de 2014, com Roberto Rocha para governador e Flávio Dino para senador!!! Dá para romper num cenário com rumo como esse???!!! Bom, se não for isso que eles estão pensando, Dr. Pêta corre o risco de estar dando ‘ideias’, hahahahahahahahahahaha!!!

Poxa, que pena que a ‘muriçoca chipada’ do Dr. Pêta estava muito ocupada em Brasília, acompanhando de pertinho os ‘explosivos’ acontecimentos no Planalto Central!!! Ocupadíssima, não teve como ‘captar’ qual foi a reação da ‘ex’ ao saber que o irmão Zequinha tinha sido escolhido para ser ministro de Temer, cargo que ela sabia que tinha chance praticamente zero, mas estava ‘se virando’ para conseguir!!! É, meu amigo, como escreveu meu chefe na última quinta-feira, aqui no JP, nada como “um dia (ou uns anos) após o outro”!!! Não era de hoje que os irmãos Zequinha e Roseana Sarney se envolviam em disputas políticas domésticas!!! Quando governava o Maranhão, o hoje deputado federal José Reinaldo Tavares viu bem de perto essa briga em família!!! Ainda integrante do grupo, o então governador José Reinaldo foi procurado por José Sarney para que apoiasse a candidatura de Zequinha à sua sucessão!!! Roseana reagiu e, a partir dali, sem saber de quem tinha sido a ideia de tentar fazer o irmão governador, passou a bater forte no governo José Reinaldo, por meio do Sistema Mirante de Comunicação!!! Mesmo alertado por José Reinaldo, Sarney ficou quieto e nunca revelou à filha o segredo, que Reinaldo manteve guardado até bem pouco tempo!!! Resultado: Roseana, que se considerava a ‘dona dos votos’, acabou ‘derrotando’ Zequinha e ganhando da família o apoio para, mais uma vez, sair candidata a governadora do Maranhão, em 2006, quando acabou perdendo para Jackson Lago!!! O ‘mundo girou’ e agora novamente os dois irmãos se depararam numa disputa; desta feita, por um ministério do governo Michel Temer!!! Mas, desta vez, enredada na Operação Lava Jato e sem ‘os votos’, Roseana não teve como levar a melhor sobre o irmão!!! Agora deu Zequinha!!! Pior vai ser em 2018…, cruz credo…, não quero nem ver, hahahahahahahahaha!!!

Sabe a piada do “Não quero nem ver”???!!! O doido está com uma faca na mão, querendo cortar o braço a altura do pulso, e fala pro ‘colega’: “Louco, tô querendo cortar meus dois braços, mas estou na dúvida, porque depois que cortar um, como é que vou pegar a faca para cortar o outro???!!! E o colega: “Faz o seguinte: coloca teus dois braços na linha férrea; quando o trem vier, vai cortar os dois braços”!!! “Maravilha”, vibrou o ‘suicida’, correndo para a linha férrea e já colocando os dois punhos em cima do trilho!!! Cinco minutos depois, lá vem o trem…., piiiiii, piiiiiii, piiiiii…!!! Rapaz, quando o trem foi chegando, o doido tirou as mãos, colocou no rosto e ‘mandou bala’: “Não quero nem ver” kkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkk!!! Pois é…, em 2018, “não quero nem ver”, hahahahahahahahahahahaha!!!

Rapaz, viram a Andrea Murad ‘caindo de murros’ na Roseana???!!! Pois é…,!!! ‘Saltou das tamancas’ depois que a ‘ex’ manifestou apoio à pré-candidatura de Fábio Câmara a prefeito de São Luís!!! Lembrou ‘Don Ricardon’ na época que foi preterido para governador do Maranhão pelo grupo, rompeu e ‘soltou os cachorros’ pra cima dela e do ‘cara-metade’, seu irmão de sangue!!! ‘Tal pai, tal filha’!!! Com uma diferença – falo em caso de rompimento total -, mulher ‘é outro bicho’!!! Como diz o ‘velho’ Sarney, tem três ‘coisas de saia’ que não se briga: mulher, padre e juiz!!! A ‘ex-Grande’ tá ‘vivinha’ na memória pra não deixar Dr. Pêta mentir!!!

A propósito, na ausência da ‘muriçoca chipada’, super ocupada em Brasília, um ‘passarinho abelhudo’ relatou ao Dr. Pêta que a ‘ex’ foi ‘à loucura’ ao ‘ouvir’ Andrea dizer que “ela não me apoia e eu não preciso do apoio dela”!!! ‘Vixi, Maria’, uma dessa, pra cima de quem ‘se acha’, ‘dói’ na pleura!!! Foi mesmo que dizer: “Melhor sair candidata sem o ‘peso’ de um apoio de Roseana, que só diz que apoia, mas na hora do ‘apoiar mesmo’, não pede votos nem ‘pros’ que ela tem, além de ter um elevado índice de rejeição na ilha”, conforme avaliou um fã da filha de ‘Don Ricardon’!!! Verdade!!! ‘Gastão 2014’ que o diga!!! Pior foi a ‘arrematada’ de ‘Andrelita’: “Precisamos saber a hora de parar. Se Flávio Dino vai mal, não quer dizer que o povo queira voltar ao passado. Deve e vai existir outra via”!!! Pronto, foi o ‘xeque-mate’ para a ‘estrebuchada geral’!!! Meu amigo, se não tiver ‘bombeiro’ – e já –, essa briga de saia ‘promete’!!! Bom repetir: “mulher é outro bicho’!!! Quanto ao concorrente – deve estar passando na cabeça da bela –, sem ‘Don Ricardon’, seu pai, Fábio nem seria Câmara!!! Agora, o que tem ‘nego’ aí de ‘alma lavada’…!!! Que o digam Edinho, João Alberto, Gastão…!!!

Vixi, essa aqui é ‘nitro’ pura!!! Dois ‘pombinhos aventureiros’ – ela comprometida – pegaram um avião e embarcaram para a ‘Cidade Maravilhosa’!!! Precavidos, viajaram em poltronas distantes!!! Já desconfiado, o ‘cara-metade’ ligou para sua irmã, que mora no Rio, e pediu que ficasse de olho no desembarque, em posição estratégica!!!  Na saída da sala de desembarque, os ‘pombinhos’ já saíram de mãos dadas, em direção a um táxi!!! A cunhada gravou tudo no celular, pegou um outro táxi e seguiu o ‘casal’, que foi direto para um apartamento!!! Com o ‘material explosivo’ nas mãos, a cunhada disparou um ‘zap com  vídeo’ para a ‘Grande Ilha’!!! Pense no desfecho!!!

Só essa e a de um outro casal, mas de blogueiros, aqui da ‘Grande Ilha’!!! Arrumado com boa antecedência para uma reunião que havia marcado com um político, o blogueiro resolver esperar dar o horário da reunião tomando uma cervejinha em casa, com a ‘cara-metade’!!! E estão lá, curtindo a ‘gelosa’, quando aparece na tela do celular do ‘dito-cujo’: “Carlos chamando… Carlos chamando… Carlos chamando”…!!! “Tu não vais atender”, pergunta a ‘cara-metade’!!! “Vou não, deve ser algum chato querendo passar matéria pro blog”, desdenha o blogueiro!!! Minutos depois, o celular vibra de novo: “Carlos chamando… Carlos chamando… Carlos chamando…”!!! “Atende o celular, ‘fulano’, insiste a mulher!!! “Ô, ‘minina’, deixa esse, deixa esse chato pra lá”…!!! Cerveja vai, cerveja vem…, o blogueiro descuida e dá uma cochilada!!! E lá o celular vibra de novo, agora com uma mensagem!!! Do lado dele no sofá, a ‘cara-metade’ não resistiu e deu ‘aquela’ espiada na mensagem: “Amor, já estou aqui, no lugar que combinamos”!!! Meu amigo, pense num desmantelo!!! Ao despertar o ‘cara-metade’ do cochilo, no ‘sopetão’, a também blogueira disparou: “Acorda, safado, Carlos já está PRONTA te esperando”!!! Rapaz, a sorte é que não tinha nenhum espeto de assar galeto por perto…hahahahahahahahahahaha!!!

Taí que essa aí tem gente ‘pagando pra ver’!!! Um deputado pelo Maranhão bradava, aos ‘quatro cantos’ do Congresso, que se algum colega parlamentar votasse a favor do impeachment seria expulso do partido!!! Pois é…, e não é que dois senadores da sua sigla votaram a favor do impeachment!!! E agora, vai expulsar???!!!

E não é que até agora só pegaram o filho do Waldir!!! Pois é…, se ‘correrem atrás’ de nepotismo, principalmente nepotismo cruzado, vão encontrar cunhada de graúdo da ‘corte das contas’ no gabinete do ‘bigodão trapalhão’, em Brasília!!! Com data de ‘nascimento’ e tudo!!!

Falar em ‘bigodão trapalhão’, ‘nego’ não perde tempo mesmo!!! Parodiando Alcione, já tem até toada ‘rolando’ na ‘rede’: “Maranhão/ meu tesouro meu torrão/Tu só fez cagada/Waldir Maranhão…”!!! Ô ‘povo’ criativo!!!

É, mas como dizia aquela outra toada, essa ‘indecentíssima’, do velho ‘sem gás’ respondendo à ‘nega’ que reclamou da ‘brochura’: “Mas ‘curpada’ é tu, mas ‘curpada’ é tu/ não pega no meu pinto e não mete o dedo no meu…”!!! Pois é…, ‘curpada’ disso tudo é a ‘ex’, que, ‘lá atrás’, nomeou ‘Maranhon’ como reitor da Uema!!! ‘Cabra’ não sabe nem falar direito…!!! E viram aí, né, a Uema tá querendo que ele devolva as quase ‘quatrocentas mil pilas’ que continuou recebendo depois de deixar a ‘magnificância’!!!

Olha aí o que está no ‘mundo’!!! “A esquerda está tremendo de medo. O general gaúcho Sérgio Westphalen Etchegoyen, de 64 anos, foi o escolhido por Michel Temer para assumir o cargo de ministro-chefe da Secretaria de Segurança Institucional. A Agência Brasileira de Inteligência (Abin) também ficará subordinada à pasta. Atuando desde março de 2015 como chefe do Estado-Maior do Exército brasileiro, coordenando a atuação operacional e a política estratégica dos militares em todo o país, Etchegoyen é natural de Cruz Alta e ingressou na Academia Militar das Agulhas Negras, que forma os oficiais militares, em 1º de março de 1971, tendo escolhido a arma de Cavalaria. A esquerda revolucionária está esperneando com a nomeação do General, que tem por objetivo combater terroristas que se escondem por trás de movimentos sociais, sindicatos, movimentos estudantis e, sobretudo, combater grupos bolivarianos que se infiltram nas fronteiras do país”!!! É, meu amigo, agora o Brasil entra nos eixos: um Constitucionalista e um linha dura!!! Viva Elis Regina: “O Bêbado (o cambaleante Brasil) e o Equilibrista (Temer/Etchegoyen)!!! Quem sabe dá certo!!! O Brasil está precisando um pouco de pulso forte diante dessa verdadeira anarquia que esse ‘povo’ anda fazendo em ruas, avenidas e estradas do país, impedindo o direito de ir e vir do cidadão!!! Dr. Pêta acredita que o ‘tom’ de equilíbrio esteja correto: um presidente Constitucionalista (para não permitir os abusos e exageros da velha Ditadura) e um linha dura vigiando!!!

Falar em ‘linha dura’, ‘Don Portelon’ tá botando é ‘quente’ mesmo!!! Essa semana, as polícias civil e militar ‘tiraram de circulação’ muita droga, com a prisão de traficantes preparados para negociar nas ‘bocas de fumo’!!! Na companhia de ‘Don Pereiron’ e ‘Don DG’, o secretário tá indo é ‘in loco’ nas operações!!! Pior é que, mesmo com todo esses esforços, os “ressuscitados-bota-preta” não desistem de tentar atrapalhar, criticando e tentando passar para a população que as polícias não estão trabalhando!!! É, mas enquanto os ‘cães’ ladram, a ‘caravana’ passa, cheia de bandidos algemados e drogas apreendidas!!! Marrapá, ‘nego’ se esforçando para dar mais segurança à população e os “bota-preta-saídos- da-cova” na contramão, ‘alucinados’ para enfraquecer o trabalho da Polícia!!! Só no ‘Maranhon’!!!

Ô ditado preciso, aquele do “casa de ferreiro, espeto de pau”!!! Pois é…, e ‘cai como uma luva’ na ‘mão’ de um certo empresário que vive na internet dando ‘pitacos’ tendenciosos sobre política, enquanto o ‘comércio’ dele, além de ser o mais caro da ‘Grande Ilha’, presta um serviço questionável!!! ‘Rapá’, por que não passa menos tempo no facebook e mais horas na labuta???!!! Outra: antes de falar de política e corrupção, deveria lembrar os ‘anos dourados’ das licitações, também questionáveis, vencidas nos tempos áureos da amizade com os Sarney e seu grupo!!!

Meu amigo, o ‘pau vai cantar’, hoje, ali pras bandas do eixo ‘Calhau-Olho D´Água’!!! Empresário ‘aBUSado’ já está com as tendas armadas para soprar mais uma ‘velinha’…, ‘doze anos’ vai dar ‘no meio da canela’!!! Com um detalhe: é ‘niver de adesão, ‘a lá’ Nedilson Machado!!! ‘Mil pilas’ por ‘cabeça’, hahahahahahahaha!!! Mas as ‘gatas’ as ‘gatas’ só pagam meia’…, ‘quinhentas pilas’ ou ‘meia’ garrafa de uísque!!! ‘Cirilampo’ tá de jejum desde quarta-feira, “pra não perder nada”!!! Que presente nosso saudoso ‘Deputado 43’ vai mandar pro aniversariante, seu inseparável amigo, lá do ‘Firmamento’???!!!

E não é que o ‘Pirata da Litorânea’ está querendo disputar uma vaga de vereador para a Câmara Municipal de São Luís!!! Pois é…, e lembrar que, tempos atrás, o promotor Cláudio Guimarães conduziu uma ação de despejo contra ele, recolhendo barraca e carcaça de fusca que poluíam visualmente a Litorânea!!! Na época, muita gente condenou a ação, principalmente os defensores das ilegalidades, entre eles políticos e prefeito, que prometeram fazer o ‘Museu do Pirata’!!! Reforçado com esse apoio, ‘Pirata da Litorânea’ evoluiu, terceirizou a lavagem de carros na ‘Praça do Parquinho’, e passa boa parte do dia contemplando o mar, tempo que utilizou para idealizar a candidatura a vereador!!! Ô São Luís boa!!!

O que foi isso, gente???!!!

Um pequeno grupo de jornalistas abalou os alicerces da secretaria de cultura ao expor a trama por trás da nebulosa retirada do jornalista Américo Azevedo Neto da direção do teatro Arthur Azevedo!!! Em apenas três dias, os ‘cabras’ mostraram a fragilidade de uma das principais pastas do governo Flávio Dino!!! Por serem aliados do governo, teve quem tentasse classificar o grupo de rebelde!!! Foi lealdade com um aliado que, pelo que expuseram, foi humilhado!!!Também demonstraram coragem ao assumir publicamente e expor a verdade por trás das artimanhas para tirar Américo do caminho!!!

Mistérios

• Será que teremos alguma coisa a Temer com Michel na Presidência???!!!

• E já que o ‘tema’ é nepotismo, quem é a ‘cara-metade’ de tio da ‘ex’ que está devidamente ‘abrigada’ num gabinete petista da ‘Corte das Contas’???!!! O jeito, agora, é o ‘primeiro-cavalheiro’ do gabinete petista conseguir uma ‘boca’ no ministério do sobrinho e, dessa forma, deixar livre a vaga para algum ‘com-pa-pa-pa-panheiro’!!! Ô PT que rende, gente!!!

• Quem é o blogueiro que anda ‘atacando’ um mega construtor “de manhã, de tarde e de noite”, porque a ‘torneira fechou’ e ele não consegue mais pagar as prestações do seu carrão???!!!

• Por que as federações de esporte amador do Maranhão não foram convidadas para participar do evento de passagem da Tocha Olímpica em São Luís???!!!

• Qual secretário estadual deu ‘bilhete azul’ para um diretor de teatro por ter demitido a neta de um grande e saudoso poeta ludovicense que não ia ao trabalho???!!!

• Qual funcionário do Detran foi demitido depois de ser ‘flagrado’ fazendo vistorias ilegais em BMW???!!! Ô ‘povo’ que adora um ‘esqueminha’!!!

• Quem é o freqüentador assíduo da ‘Tríplice-Fronteira’, daqueles que “não casa para não dividir a cama”, que, cansado de ‘sair’ no Colunaço do Pêta, agora resolveu emplacar no programa de Zé Cirilo???!!! Meu amigo, o ‘cabra’ não tá ‘finess’, que na festa das mães, promovida pelo apresentador da Difusora e diretor social do Iate no clube da Pontinha da Ponta da Areia, ‘bancou’ uma garrafa de Old Parr por 250 ‘pilas’!!! Pense numa mesa perplexa!!!

• Qual é o ministro de Temer que está igual meu chefe, empolgado com a nova versão do JP Online, já ‘batendo à porta’, afirmando que o nome dele agora é ‘trabalho’; o sobrenome, ‘hora extra’, e o apelido ‘adicional noturno’???!!! Dica: o ‘cabra’ é o ‘Simplicio’ do Michel!!!

• Quem foi o ‘Pé de Jambeiro’ que inventou uma viagem ao Rio de Janeiro, ‘espalhando’ que ia para o casamento de uma sobrinha, mas, conhecido por suas ‘estórias pantaleônicas’, acabou sendo flagrado no Projac, da Rede Globo, convidado que foi para fazer parte do elenco da nova versão da ‘Escolinha do Professor Raimundo’???!!! Hahahahahahahahaha!!!

• O Protógenes foi condenado por vazar informações, coisa que acontecem por aí às pampas!!!Quem mandou prendê-lo? ??!!! Uma juíza, sobrinha de Sarney!!! Por que será que a Suíça aceitou o pedido de asilo político dele???!!! Tcham, tcham, tcham, tcham…!!!

E pra fechar…

Bom dia, Dr Pêta;

PAGINA 2 [ COLUNACO ]-00000006

Mesmo que ainda não inauguradas, as duas praças construídas na esquina das Ruas dos Guriatãs/ Rouxinóis, Jardim Renascença, sem dúvida, são motivo de alegria para os moradores na área e para a Cidade de São Luís. Nesta coluna, por vezes, o quadro degradante ali vigente até agosto/2015 foi denunciado, tão lamentável era. Neste sentido, veja manifestações feitas perante a Prefeitura e Ministério Público. Hoje a situação é outra. Veja as fotos.

(Raimundo N Costa – São Luís MA)