• Hora de falar sério de novo!!! Desde a enorme repercussão do ‘editorial’ de 15 dias atrás do Colunaço do Pêta sobre os riscos, para o Maranhão, da postura de enfrentamento adotada por Flávio Dino contra Michel Temer, o governador maranhense vinha dando mostras de que parecia ter ‘baixado a guarda’!!! Mas, pelo visto, isso ocorreu apenas publicamente!!! Antes do Dr. Pêta entrar no “mérito da questão”, convém lembrar alguns detalhes que, ao final, servirão para contextualizar e reforçar a ‘tese’ ora em questão!!! No Colunaço de domingo passado, Dr. Pêta falou da repercussão do ‘editorial’, da ‘complicada situação’, das queixas de que teria havido exagero ao classificar Flávio Dino de egoísta…, e afirmou: “De um lado, está a imensa maioria da população, políticos, empresários, profissionais liberais…, ‘todo mundo’, sem maiores informações do que se passa pela cabeça do governador, preocupado com a postura dele e com os destinos do Maranhão; de outro, estão o próprio chefe do Executivo e, talvez, dois ou três auxiliares bem próximos, garantindo que o governador sabe o que está fazendo e que o Maranhão não sofrerá retaliações de Temer”!!! E sobre essa “não retaliação”, um dos auxiliares de Flávio revelou uma avaliação feita por um futuro ministro: “o governador Flávio Dino está jogando bem no cenário nacional. Tem todo nosso respeito e nem se cogita qualquer retaliação a ele. Seria um absurdo numa hora em que vamos buscar unidade nacional”!!!

• Bom, agora voltemos ao pensamento de que o chefe do Executivo maranhense vinha dando mostras de que parecia ter ‘baixado a guarda’!!! Pois é…, depois da repercussão toda do que foi escrito aqui, realmente o governador mudou um pouco sua postura pública!!! Mas, pelo visto, no ‘privado’ o confronto continua!!! Na noite da última quinta-feira, um parecer do Ministério Público Eleitoral recomendou que o TSE (Tribunal Superior Eleitoral) rejeite o pedido do vice-presidente Michel Temer para separar sua responsabilidade em relação à presidente Dilma Rousseff nas ações que pedem a cassação dos dois!!! Temer diz que não pode ser responsabilizado por atos que são imputados no processo ao PT e a Dilma!!! Na matéria que divulgou sobre o assunto, o jornal Folha de S. Paulo destaca uma avaliação do vice-procurador-geral-eleitoral da República Nicolao Dino!!! Irmão de Flávio Dino, Nicolao afirma que a medida não encontra respaldo em entendimentos anteriores da Justiça Eleitoral de que um eventual abuso de poder de uma chapa teria beneficiado toda a chapa. “O abuso de poder aproveita a chapa em sua totalidade, beneficiando a um só tempo o titular e o vice. É justamente esse fundamento que, além de embasar a reiterada jurisprudência dessa corte superior deve ser utilizado para indeferir a postulação de separação das responsabilidades de titular e vice, no que tange ao pedido de cassação dos diplomas dos representados”, disse o irmão do governador!!!

• Agora, Dr. Pêta pergunta: como é que pode, diante de tudo isso, Michel Temer não retaliar o Maranhão???!!! A não ser que não assuma a Presidência da República!!! E aí, nesse caso, o governador maranhense seria vencedor nessa ‘guerra’…, da qual não desiste!!!

• Rapaz, o prefeito Edivaldo deu na ‘moleira’ da galera que anda tentando bagunçar a licitação do transporte urbano de São Luís!!! Em sua conta numa rede social, ‘Ediholanda’‘descatitou’ pra cima dos ‘cabras’, afirmando que não recuará da missão que o povo de São Luís lhe confiou e que resolverá o problema crônico do transporte coletivo da capital!!! O prefeito tem monitorado as movimentações de alguns empresários de ônibus que se articulam para barrar na Justiça a licitação do setor!!! Com uma boataria forte na sexta-feira, Edivaldo falou foi grosso com a ‘turma’ que diz que já se articulou no TJ e no TCE para derrubar o processo licitatório que nenhum outro prefeito de São Luís teve coragem de botar para resolver!!! A reação de Edivaldo logo se espalhou pelas redes sociais e blogues com forte apoio da população!!! O que mais deixou o prefeito indignado foi a tentativa dessa galera que não quer a licitação de ‘vender’ o Poder Judiciário e o TCE nessa ‘patacoada’!!! Sobre isso, Edivaldo disse que acredita na Justiça e que, se for necessário, verificará toda a lisura do processo, que, segundo ele, ocorreu de forma transparente!!! É, meu amigo, o recado foi duro!!!

• Só deu Dr. Pêta, na semana, nas conversas entre moradores no edifício que leva o nome da ‘Pimentinha’!!! Meu amigo, depois da nota sobre a crescente visita de causídicos ao apartamento de um ‘togado’ da corte, o ‘fuzuê’ foi grande!!! O homem da toga não deu bom dia, boa tarde, boa noite pra ninguém com quem ‘cruzou’ no condomínio!!! Pense numa ‘fera ferida’!!! A ‘rádio peão’ do prédio não chegou a um acordo sobre se houve ou não diminuição de causídicos no condomínio com processos ‘debaixo do sovaco’!!! Descobriram, apenas, que o magistrado passou a se encontrar com alguns desses advogados na loja de conveniências de um posto de combustível de uma concessionária de veículos francesa ali pras bandas da Holandeses!!! E pra ‘bater ponto’ na conveniência o ‘togado’ chega com roupas de malhação e fica numa mesa no fundo da loja!!! ‘Rapá’!!! E o ‘povo’ do ‘Pimentinha’ achando que ele ia era malhar, hahahahahahahahaha!!!

• Os servidores de carreira da Empresa Brasil de Comunicação (EBC) prometem reagir a mais uma indicação político-partidária para a superintendência da empresa no Maranhão!!! Depois da exoneração de Jones Braga, indicado do Hildo Rocha, surgiu como provável substituto o peemedebista Assis Filho, que seria indicação do senador João Alberto!!! A notícia não foi bem recebida na emissora!!!

• Um ex-secretário do governo da ‘ex’ e aliado da primeira hora do afastado presidente da Câmara, Eduardo Cunha, está na mira da Polícia Federal por traquinagens com recursos do Ministério das Cidades!!! Um relatório da CGU listou obra por obra conveniada à época em que o parlamentar comandava a pasta, e boa parte delas sequer foi construída!!! Nesta semana, o MP estadual instaurou alguns procedimentos para saber onde foram construídas algumas dessas praças com recursos da parcela estadual prevista no convênio!!! É confusão grande para cima do ex-secretário roseanista!!!

• Dizendo-se com muito prestígio num futuro governo de Michel Temer, a ‘ex’ fez uma lista curiosa de quem são seus aliados e favoritos para cargos no Governo Federal…, só que a lista vai de encontro aos nomes que transitam na órbita do chefe do clã!!! A ‘tabela’ tem uma coluna escrito ‘roseanista’, em azul, ao lado do cargo pretendido!!! Já a lista do ‘papi’ está numa coluna em vermelho – ‘sarneistas’ -, com o espaço para preencher os cargos em branco!!! E agora???!!!

• Com dificuldades para viabilizar a sua candidatura a prefeito, o deputado Bira do Pindaré, que deixou o governo até antes do prazo de desincompatibilização, deixou a briga no PSB de lado para atrapalhar o debate sobre a construção dos diques na Baixada Maranhense!!! E a confusão que Bira quer arrumar é porque parte dos recursos para a construção dos diques vem de emendas do senador Roberto Rocha!!! Marrapá!!!

• Mais novo ‘associado’ da ‘Confraria do Oscar Frota”, o famoso Xirizal, um radialista da nova geração, integrante da emissora do Clero, passou ‘uma’, na última quinta-feira!!! Decidido a curtir, o ‘cabra’ ‘desceu’ para o ‘Oscar Frota’, estacionou seu carro na Praça do Mercado Central e iniciou o ‘desmantelo’ com as ‘primas’, tudo regado a tira-gosto e ‘louras suadas’!!! Enquanto isso, um verdadeiro dilúvio desabava sobre a ‘Grande Ilha’!!! Meu amigo, quando a farra acabou e o radialista tentou voltar pra casa, pense!!! O carro estava ‘boiando’ e batendo em tudo quanto era ‘carango’ estacionado nas imediações!!! Resultado: teve que sair de lá no guincho!!! E o preju, aí pela ‘casa’ dos mil!!!

• Essa foi demais!!! A Mirante querendo se informar sobre os tipos de crimes a que Roseana reponde!!! Como ‘dourar essa pílula’ na imprensa nacional???!!! Se a Justiça tá batendo à porta de quem se achava acima da lei, depois do frisson nas redes sociais, ‘todo mundo’ soltando um ‘até em que enfim’, fica difícil a mídia tradicional segurar essa ‘onda’ de acerto de contas com tanta gente graúda !!!

• Ô Maranhão que se vê ‘coisa’!!! A construtora Iris ganhou licitação no governo Roseana Sarney para fazer o trecho Pedro do Rosário/BR-316, na Baixada Maranhense!!! O governo atual deu a Ordem de Serviço para ela começar o serviço!!! Como a Iris ‘se enrolou’ com as obras da Secretaria de Saúde, acabou abandonando o trabalho na Baixada!!! Foram chamadas, então, as empreiteiras Terramata e Pactor para resolver o problema; ou seja, para assumir o contrato da Iris!!! Mas não teria que ser a segunda colocada na licitação vencida pela Iris???!!! Ou então uma nova licitação???!!! Bom, enfim foi feito dessa forma…, agora é torcer para que essa obra finalmente seja executada em sua totalidade!!!

• E a região dos Lençóis continua dando ‘notícias’!!! O ex-prefeito Miltinho, de Barreirinhas, cassado por Albérico Filho, na época, recebeu um significativo recurso da Funasa, concluiu as obras de um posto de saúde em Sobradinho, mas, depois, quem ocupou o seu lugar deixou o ‘bicho’ virar um ‘elefante branco’!!! Alberiquinho, mesmo com todas as ‘papudas’ verbas e convênios que os Sarney lhe proporcionavam nos governos Lula e Dilma, não conseguiu botar o posto para funcionar!!! Pois não é que o atual prefeito, o ‘baixinho da acerola’, o ‘pé de chinelo’ de ‘cabelo em pé’ está prestes a inaugurar essa UBS no povoado Sobradinho, com recursos do FPM!!! E não só esse: a partir de agora, o ‘cabra’ vai inaugurar escolas e outras UBS!!!

• E não é que depois do sucesso da versão passada do torneio ‘Jackson Lago de Beach Soccer’ – uma integração entre servidores dos órgãos públicos –, o time da secretaria do ‘Conde de Arari’ sofreu baixas importantíssimas na competição este ano???!!! Pois é…, não pode contar com o índio artilheiro e o ‘sete cordas’ habilidoso…, ambos vetados pelo departamento médico!!! Pior é que, com as ‘faltas’, o próprio ‘Conde’ teve que compor a equipe, deixando frenético um assessor com capacidade imensa de guardar informações na ‘cachola’!!! Bom, aí jogo vai, jogo vem, eis que o Vinícius Saldanha, do time do ‘Conde’, marca um ‘golaço’, levando o time e a torcida a correrem pra festejar com o craque!!! Todos, menos o assessor, que correu e se abraçou com o ‘Conde’, felicitando-o pelo gol que só ele viu que foi do craque de Arari, hahahahahaha!!! ‘Rapá’, só muita ‘borracha’!!!

• Consciente de que não dá para a filha ‘ex’, ‘Don Bigodon’ continua ‘se mexendo’, junto ao futuro governo, para tentar ‘emplacar’ ao menos o filho Zequinha como ministro de Temer!!! O maior problema dele, agora, é o PV, partido de Zequinha, que não quer aproximação com Temer!!!

• Rapaz, o Weverton botou foi ‘quente’, quarta-feira, na Câmara Federal, conseguindo aprovar, na Medida Provisória que renegocia dívidas de produtores rurais ‘argolados’, um Destaque de Urgência que inclui trabalhadores de 45 municípios maranhenses!!! Com a emenda, o presidente do PDT e líder do Governo na Câmara beneficia nada mais nada menos do que 200 mil produtores rurais maranhenses!!! Tá bom pra você???!!!

• E meu chefe, gente!!! Acostumado a “perder o amigo, mas não perder a piada”, ele acabou vítima do próprio ‘veneno’…, e no seu ‘terreiro’!!! Foi na manhã de terça-feira, durante visita ao JP do secretário de Desenvolvimento Social e pré-candidato a prefeito, Neto Evangelista!!! Dizendo-se chateado com os acontecimentos em sua chácara, no Parque Vitória, onde a polícia acabou com uma festa depois de receber denúncia de que o evento era organizado por integrantes da facção Bonde dos 40, meu chefe sondou Neto Evangelista:

– Secretário, a gente sabe que o Governo do Estado tem o PAI, que é o Programa de Atendimento ao Idoso!!! E como existe esse programa, será que a sua secretaria não teria interesse em comprar ou alugar uma chácara para instalar um centro de amparo e tratamento a idosos???!!!

– Por que, tu estás querendo alguma assistência???!!! Hahahahahahahahahahahaha!!!

• Quase vítima de um assalto em frente ao Banco do Brasil do São Francisco, o Coronel Betão, reformado da PMMA, comunicou o caso à gerência e denunciou que as ‘saidinhas’ naquela área têm sido recorrentes!!! Um traficante de drogas e flanelinha identificado como ‘Barriga’ esteve envolvido em seguidos ataques contra pessoas que utilizam os caixas eletrônicos da agência!!! A polícia precisa montar um esquema para ‘pegar’ esses meliantes!!! Não é ‘bicho de sete cabeças’!!!

• E pra fechar…

Bom dia, Dr. Pêta;

Parabenizamos o Douto Desembargador Cleones Carvalho Cunha pela inauguração do Fórum de Matões-MA. Mais um serviço de utilidade pública que o egrégio Tribunal de Justiça do Maranhão presta à sociedade do município. Esperamos, no entanto, que os matoenses tenham mais sorte que os mirinzalenses quanto à funcionalidade da Comarca. A de Mirinzal caminha para cinco anos sem titular. Que não tenha o mesmo destino a de Matões.

(Dr. Goulart – Advogado, Mirinzal MA)

Mistérios

• Qual é a agência de publicidade que trabalhou para eleger Edivaldo prefeito e Flávio Dino governador que já foi devidamente acionada para fazer a campanha de um candidato a prefeito de Imperatriz???!!! Tcham, tcham, tcham, tchm…!!!

• Quem é o genro de ex-presidente de Poder que anda fazendo lobby contra a licitação do transporte coletivo, pagando almoço em restaurante de hotéis para assessores em favor de um empresário forte do setor???!!!

• Quem é o secretário do governo estadual que vivia cantarolando a canção “Maria, Maria”, de Milton Nascimento…, “Maria, Maria, uma mulher que merece”, fez a ‘gata’ voltar para São Luís com uma promessa de emprego no governo, e agora a moça tá ‘suando’ numa produtora???!!!

• Quem é o deputado estadual que tinha a ‘cara-metade’ empregada, simultaneamente, no Maranhão e num outro Poder num estado vizinho, com a mesma carga horário de trabalho???!!!

• Qual é a famosa administradora de condomínios que, atualmente, vem ‘derramando’ vários ‘borrachudos’ na ‘praça’, deixando os fornecedores no ‘preju’???!!!

• Por que aquele colunista famoso “do outro lado da ponte” vem falando muito, em ‘rodas’ de amigos, que gostaria muito de carregar a ‘pira olímpica’ quando a tocha chegar em São Luís???!!!

• Quem foi o empresário do ramo de comunicação, que, ao ser convidado para a festa em homenagem às mães, sexta-feira, no Iate Clube, disse ao promotor que só iria se ficasse no camarote do comodoro???!!! E ainda tinha outra exigência: que o camarote fosse decorado com pássaros, ‘tipo’ rouxinol, bentivi, guarás…!!!

• Quem é o secretário de município da ‘Grande Ilha’ que adora perseguir aliados, e, de tanta vaidade, já tomou até bala lá pras bandas do Pará???!!!

• Quem será o ‘comunista’ que vai integrar, como vice, a chapa de Edivaldo na reeleição???!!!

• Quem foi o fazendeiro da que promoveu um desfile de garotas na sede de sua fazenda, com a presença de integrantes do TJMA, e o ‘cachê’ não ultrapassava as ‘duzentas pilas’???!!!