TV Meio Norte encerra atividades em São Luís e promove demissão em massa

A TV Meio Norte – que estava no ar desde o mês de agosto de 2014 em São Luís – anunciou, no fim da tarde desta sexta-feira (19), o encerramento das atividades de sua redação na capital maranhense.

A partir de segunda-feira (21), o canal piauiense vai apenas retransmitir a programação da rede, ou seja, somente programas e notícias do Piauí. A informação pegou de surpresa funcionários e estagiários da emissora (cerca de 16 funcionários).

Atualmente a TV Meio Norte contava com os seguintes programas locais: Bom Dia Meio Norte, Revista Maranhão, Ronda Maranhão e os jornais Agora Maranhão e Agora Maranhão 2ª edição. Todos os programas contavam com nomes renomados da imprensa maranhense, que aceitaram um convite por acreditar na aposta do novo canal de televisão.

A entrada da TV Meio Norte foi muito comemorada no inicio, pois demarcava uma nova fronteira na comunicação maranhense, uma vez que a emissora piauiense é uma das maiores forças do serviço de televisão oferecido no estado vizinho.

Durante sua rápida programação local, a TV Meio Norte acabou tendo atuação discreta, mas inovou ao promover um debate entre candidatos da eleição da OAB no Maranhão, assim como cobertura ao vivo dos principais eventos da cidade.

Câmara aprova requerimento que beneficia agricultores

O plenário da Câmara Municipal aprovou, por unanimidade, requerimento que visa qualificar e ampliar a produtividade dos pequenos produtores da zona rural de São Luís, por meio de palestras e cursos técnicos gratuitos, que deverão ser promovidos pela Secretaria Municipal de Pesca e Abastecimento (Semapa).

O requerimento foi encaminhado pelo vereador Roberto Rocha Júnior (PSB) e pretende beneficiar centenas de pequenos produtores, que têm na agricultura familiar a sua única fonte de renda.

Entre os cursos de capacitação sugeridos pelo parlamentar está o de montagem de sistema de irrigação, que irá ensinar aos agricultores sobre as vantagens do uso consciente e racional da água na irrigação da produção.

O requerimento sugere ainda que todos os cursos e palestras oferecidos sejam estendidos aos filhos dos agricultores, para capacitá-los para um melhor manejo e aperfeiçoamento das atividades relacionadas à agricultura familiar.

Desembargador Bernardo Rodrigues responde pelo plantão até domingo

O desembargador José Bernardo Rodrigues responde pelo plantão judiciário de 2º Grau de ontem até domingo (21). Durante o plantão, são recebidas apenas demandas urgentes, nas esferas Cível e Criminal, incluindo pedidos de habeas corpus, mandados de segurança, medidas cautelares (por motivo de grave risco à vida e à saúde das pessoas), decretação de prisão provisória, entre outros.

Os servidores plantonistas são Lilah de Moraes Barreto e José de Jesus Costa, que atenderão pelo número (98) 98815-8344.

HORÁRIO – Nos dias úteis, o plantão judiciário funciona entre o fim do expediente do dia e o início do expediente do dia seguinte. Aos sábados, domingos e feriados – inclusive os de ponto facultativo – entre o fim do último dia útil anterior e o início do expediente do primeiro dia útil seguinte.

Fim do horário de verão

Termina à meia-noite deste sábado (20) para domingo (21) o horário de verão. Os relógios devem ser atrasados em uma hora nas regiões Sul, Sudeste e Centro-Oeste do país.

O horário de verão vale para os Estados do Rio Grande do Sul, Santa Catarina, Paraná, São Paulo, Rio de Janeiro, Espírito Santo, Minas Gerais, Goiás, Mato Grosso, Mato Grosso do Sul e no Distrito Federal.

Recondicionamento de computadores

Com o objetivo de promover a formação de jovens de baixa renda, o vereador Francisco Chaguinhas (PSB) solicitou ao governo do estado, por meio de requerimento aprovado pelo plenário, a realização de estudos de viabilidade técnica para a criação de um Centro de Recondicionamento de Computadores (CRCs). De acordo com ele, o CRC é parte do projeto de Computadores para Inclusão, do Ministério da Comunicação.

O vereador explica que, com a implantação do projeto, a capacitação é feita com oficinas, cursos e outras atividades e que o programa funciona por meio de parcerias com instituições responsáveis por executar as ações de formação e recondicionamento de equipamentos.

Algo Mais cheio de atrações neste sábado

No programa Algo Mais deste sábado, a apresentadora Paulinha S. Lobão recebe a banda Baré de Casco, o som popular de Celma Marks e Jackson Douglas e o cantor Caio Mello, que, além de se apresentar no palco, recebe a equipe do programa e mostra “Algo Mais” em sua casa.

Karol Sampaio e Aécio Macci contam novidades do novo programa que agita as tardes da 94FM. Maurício Melo faz “Interatividade” e o DJ Mauro Blug estará nas pick up´s.

O presidente do Sindicato dos Médicos do Maranhão, infectologista e professor da Ufma Carlos Frias, é o convidado especial do programa e vai falar com Paulinha sobre Saúde, o combate ao Zika Vírus e o enfrentamento ao mosquito aedys aegypti.

Tem ainda “Boca no Trombone”, a estreia de “Blitz Algo Mais” e muito mais.

Definido calendário de ações para o “Diálogo com as comunidades”

PAGINA 2 [ ATOS ]-00000002

Conforme o 1ª Diálogo com as Comunidades, em que foi apresentado o novo formato de reconstrução do Orçamento Participativo, a Prefeitura de São Luís, por meio da Secretaria Municipal Extraordinária de Governança Solidária e Orçamento Participativo – SEMGOP reuniu-se na manhã da última sexta-feira (19) com líderes regionais que compuseram o Conselho para traçar um calendário de ações focado na eleição de novos conselheiros e na reformulação do Regimento Interno do Conselho Municipal do Orçamento Participativo.

Durante a reunião, os antigos conselheiros discutiram as temáticas que serão construídas na reorganização do OP, além de eleger coordenadores que ficarão responsáveis pela comissão que se reunirá com prefeito e secretários. A eleição que irá eleger os novos conselheiros ficará para depois do pleito municipal.

“Após essas definições consensuais, o prefeito Edvaldo Holanda Jr. espera institucionalizar o Orçamento Participativo como política de estado, transformando São Luís numa capital com forte participação popular, solidária e cidadã”, afirmou Olimpio Araújo, secretário de governança solidária.

Municípios maranhenses recebem a Carreta da Saúde contra a Hanseníase

Dando prosseguimento à meta de identificar e tratar todos os casos de hanseníase do Maranhão, a Secretaria de Estado da Saúde (SES) solicitou ao Ministério da Saúde a vinda da Carreta da Saúde contra a Hanseníase. A prestação do serviço é também uma parceria da SES com as prefeituras municipais para garantir os atendimentos em 22 municípios maranhenses até o dia 20 de abril.

Com o serviço, a população poderá fazer testes clínicos voltados para a detecção da doença. O primeiro ponto de atendimento foi em São Luís, na última terça-feira (16) no bairro da Cidade Operária, onde três casos de Hanseníase foram identificados e encaminhados para tratamento em Unidades Básicas de Saúde (UBS) mais próxima da residência dos pacientes.

A hanseníase é uma doença crônica, infectocontagiosa, cujo principal agente etiológico é o Mycobacterium leprae. Na quarta-feira (17), a Carreta esteve no bairro Coroadinho. Só pela manhãmanhã 31 exames já haviam sido realizados com a detecção de quatro casos suspeitos.

O atendimento prossegue em municípios da região metropolitana de São Luís, como Paço do Lumiar e Raposa, nesta sexta-feira (19). Na próxima semana, a Carreta estará, na segunda-feira (22), na Praça Deodoro, em São Luís, e, depois, parte para o interior do Estado, estando dia 24 em Itapecuru-Mirin, 25 em Miranda e 26 em São Mateus.

Abraçoa do Dia

O nosso abraço deste sábado vai para o desportista Alim Maluf Neto, que foi eleito presidente da Organização Pan-americana de Desportos Universitários (FISU América). A entidade é reconhecida como grande incentivadora do desporto universitário, e Alim Maluf terá a missão de fortalecer o esporte universitário no continente americano nos próximos quatro anos.

Tuitaços

• Não basta a Bancada Maranhense na Câmara Federal ter atuação abaixo da crítica, tem que ter Fufuquinha como coordenador. @LigiaTex

• “Sou candidato a prefeito de São Luís”, acaba de declarar o deputado João Castelo (PSDB) ao chegar no encontro do ITV/MA. ? @robertlobato13

• Eu espero que este ano tenhamos as eleições mais fiscalizadas da nossa história. Sem financiamento privado, o voto independente ganha força. @luis__pedrosa

• Falando em eleições, podem até me cair de bogue, mas, pelo menos por ora, votaria pela permanência da atual gestão municipal. @RODRIGS_Gustavo

• A atitude dos ministros do STF de acabarem com o sigilo bancário foi um ato que nem os militares tiveram coragem de fazer. @fitzca

• FHC não tem mais moral p/ criticar o Lula e vice-versa. São farinha do mesmo saco. Se bem q ainda acho que nada se iguala à podridão do PT. @JohnCutrim

• Após dar aumento para todos os políticos e ao judiciário, Dilma vai congelar o salário mínimo para conter gastos… Entenderam? @edmilsonpapo10

• A dep Murad sabe do que fala quando se refere a crimes, violência, corrupção, incompetência. Tem muita intimidade com isso tudo. @marciojerry

• O governador @FlavioDino mediante apelo da CNM, resolveu manter o congresso da cidades históricas nos dias 24 a 27/02, que havia sido cancelado. ? @jornalcazumba

• Quem tem uma Miriam e uma Rosemary no seu passado, não pode condenar a Miriam dos outros.. ? @blogdojefferson

Rarará

A menina pergunta pra sua mãe:

– Mãe, por que os meninos têm pinto, e eu não?

– Se você for uma boa menina quando crescer vai ter um!

– E se eu não for uma boa menina?

– Aí você vai ter vários!

Sobe/Desce

Sobe

As gestantes poderão contar com uma nova legislação que tornará obrigatória à cobertura para testes de detecção de Zika pelos planos de saúde, no âmbito do pré-natal, desde que solicitado por médico. A normativa está em um projeto de lei apresentado na quinta-feira (18), pelo deputado federal Weverton Rocha, líder da bancada do PDT na Câmara.

Desce

Desemprego fica em 9% no trimestre até novembro, diz IBGE. Taxa é a maior para o período desde 2012. População desocupada somou 9,1 milhões no período, a maior da série histórica.