No Piancó, equipe da Defesa Civil realizou cobertura das encostas com lonasNo Piancó, equipe da Defesa Civil realizou
cobertura das encostas com lonas

A Defesa Civil Municipal intensificou as ações emergenciais em diversas áreas da capital. Uma das medidas adotadas é a cobertura das encostas com lonas, para contenção de barreiras em áreas de risco ainda habitadas. Ontem (7), o trabalho foi realizado na Segunda Travessa do Piancó, na Vila Embratel. Outras intervenções estão sendo adotadas como isolamento e interdição de áreas.

De acordo com o agente Raimundo Nonato Lima Filho, a equipe já esteve no local anteriormente, conversando com os moradores da região. “O ideal é que as famílias saiam das casas. Como na maioria das vezes isso não acontece, nós buscamos trabalhar para amenizar os riscos para os moradores”, esclarece o agente.

A utilização da lona serve para que as águas das chuvas não penetrem diretamente no solo, escorrendo por cima do plástico de contenção. A atendente Anete Ferreira, moradora do Residencial Piancó, sabe do problema existente e reconhece o trabalho desenvolvido pela Defesa Civil. “Nós ficamos mais aliviados com o trabalho que eles estão fazendo na minha casa hoje”, falou a moradora.

Nos três primeiros dias dessa semana, a Defesa já atuou em mais de 20 áreas como Coroadinho, Residencial Piancó, Vila Embratel, Cruzeiro do Anil, São Bernardo, Goiabal e Anil. A Defesa Civil vem atuando preventivamente através do mapeamento dos pontos de risco e desenvolvendo campanhas educativas com o objetivo de esclarecer e alertar as populações residentes ainda nessas áreas de risco.

A Defesa Civil auxilia ainda os moradores a realizarem a mudança de moradia e encaminha as famílias que não têm para onde ir ao beneficio do aluguel social. Atualmente, cerca 217 pessoas recebem o benefício do Aluguel Social. O órgão tem baseado suas ações no Plano de Contingência elaborado com o objetivo de aperfeiçoar o Sistema Municipal de Defesa Civil para responder a casos de desastres, possibilitando o acionamento rápido dos meios de resposta do poder público, sociedade organizada e comunidades.