O que o Michel teme
Escancarou, tá na mídia, todo mundo já sabe, não há mais como esconder. Roseana Sarney está com medo de Flávio Dino, e foi à reunião com o vice-presidente da República, Michel Temer, reclamar do apoio do governo ao presidente da Embratur, da exposição positiva de seu principal adversário na mídia nacional e internacional. De fato, o noticiário é tão superior que sufoca toda a ação do Ministério do Turismo e já provocou até algumas guinadas oposicionistas do ministro Gastão Vieira que andou acusando o governo do Maranhão de gastar mal e perder recursos.

Roseana não deu ouvidos à experiência do senador Sarney, que, em meio a tantas reclamações do PMDB, teria afirmado: “Vamos com prudência. Lula e a presidente Dilma vão saber resolver tudo na hora certa”. Michel Temer foi até constrangido a dizer que vai falar com Dilma a respeito do assunto. A reação de Roseana foi subir nas tamancas: “Faz dois anos que você conversa com ela”.

Conversa mesmo. Só que Dilma tem a alma mais petista que o Lula, sempre esteve muito mais à esquerda que o ex-presidente, pode até ser considerada uma comunista de carteirinha, se levada em conta sua atuação política nos anos da ditadura. E é isso que o Michel teme.

Os sinais de desespero de Roseana são evidentes. E foi provavelmente esse desespero que consagrou aquela história mal contada da agenda ministerial de Flávio Dino.

O bicho tá pegando no PMDB descontente. “Não servimos mais para cargos e agora nem para candidatos a governos estaduais”, alguém teria dito isso por lá. Mas Dilma disputa a reeleição e parece disposta a purificar seu governo dos escândalos recorrentes do governo Lula. E, com o PMDB por perto, isso é quase impossível. Ô pessoalzinho danado pra gostar de uma mutreta, uma maracutaia, um desvio aqui e acolá, um tráfico de influência, uma dupla gestão em estatais. E é o fim disso que o Michel teme.

(JM Cunha Santos)

Abraço do dia
O nosso abraço deste sábado vai para os cantores César Nascimento, Roberto Ricci, Tutuca e Djalma Chaves, que animam a IX Festança Junina no Ceprama, na noite de hoje. O evento marca a abertura extraoficial do São João do Maranhão com muita alegria, segurança e animação.

Novo desembargador do TJ-MA será escolhido por merecimento
O desembargador que ocupará a vaga a ser aberta pela aposentadoria de Raimundo Nonato de Souza no Tribunal de Justiça será escolhido pelo critério de merecimento, já que o mais recente membro da Corte, Megbel Abdala, teve acesso por antiguidade. A alternância é determinada pelo parágrafo 1º do artigo 144, Capítulo VII do Regimento Interno do Tribunal. Raimundo Nonato de Souza completa 70 anos de idade no próximo domingo (26).

O artigo 144 do Regimento também estabelece que, a partir da existência da vaga, será dada notícia até o décimo dia de sua ocorrência, com a publicação de único edital, com prazo de cinco dias, no Diário da Justiça e na página do TJ-MA, para que os juízes possam requerer o acesso. O prazo para declaração da abertura da vaga poderá ser prorrogado uma única vez, mediante justificativa fundamentada do presidente do Tribunal.

O merecimento será apurado e aferido, conforme o desempenho do magistrado, nos 48 meses anteriores à promoção, por critérios objetivos de produtividade e presteza no exercício da jurisdição e pela frequência e aproveitamento em cursos oficiais ou reconhecidos de aperfeiçoamento.

A sessão para acesso de juiz ao cargo de desembargador será pública, com votação nominal, aberta e fundamentada, obedecidas as prescrições constitucionais, legais e do Regimento Interno do TJ-MA.

Lista tríplice – Concluída a votação, os votos serão apurados para que seja formada a lista tríplice. Somente participarão da lista os três juízes mais votados e que tenham obtido a metade mais um dos votos dos presentes. Se somente um juiz atingir a metade mais um dos votos, serão feitos novos escrutínios para a escolha do segundo e terceiro lugares da lista, obtidos pelo voto de metade mais um dos desembargadores.

Somente poderá integrar a lista tríplice para acesso ao Tribunal, pelo critério de merecimento, o juiz que tenha pelo menos dois anos de exercício na respectiva entrância e se situe na primeira quinta parte da lista de antiguidade, salvo se não houver juiz com tais requisitos que aceite o lugar vago.

Formalizada a lista tríplice, é obrigatória a nomeação do juiz que figurar por três vezes consecutivas ou cinco alternadas em lista de merecimento. Caso nenhum deles se enquadre nesta situação, o Tribunal escolherá o juiz a ter acesso ao TJ-MA, também em sessão pública e por meio de escrutínio nominal, aberto e fundamentado, iniciada a votação pelo presidente. Terá acesso ao cargo de desembargador aquele que obtiver a metade mais um dos votos dos presentes.

Algo Mais recheado de atrações hoje
Banda pop rock Mr. Simple, o som de atitude do Plano Somma, Aylanna Lee e o grupo de dança OZ Embrazas são as principais atrações do programa Algo Mais deste sábado, que vai ao ar a partir do meio-dia, na TV Difusora, Canal 4.

A apresentadora Paulinha Lobão terá uma plateia repleta de convidados especiais, que acompanhará, ainda, as pickup’s do DJ Mauro Blug e o Interatividade do Maurício ‘MauMau’ Melo, com uma matéria especial sobre carros antigos. É só ficar ligado!

São Luís poderá ter CT da Copa do Mundo

JP24405.1
Uma reunião com representantes das secretarias municipais de Desporto e Lazer (Semdel), Governo (Semgov) e Turismo (Setur) e membros do Hotel Pestana, realizada nesta quinta-feira (23), serviu para avaliar e apresentar os avanços no processo de candidatura da capital maranhense como Centro de Treinamento da Copa de 2014.

“Caso sejamos contemplados como CT, a Semdel estará empenhada para atender todas as demandas estabelecidas pelo Comitê da Copa no Brasil. Essa é a determinação do prefeito Edivaldo Holanda Júnior”, enfatizou o secretário adjunto de Desporto, Lazer e Mobilização Social da Semdel, Aldo Rogério.

Durante o encontro foi apresentado o balanço dos itens solicitados pelo Comitê Organizador da Copa para que São Luís possa se candidatar a um dos CTs. Entre os itens aprovados estão: hotel e estádio.

Na oportunidade, a gerente de vendas do Hotel Pestana, Gabriela Vasconcelos, apresentou ao Comitê Local uma placa da FIFA que comprova o referido credenciamento. “Demos passos importantes na avaliação do Comitê, já possuímos inclusive o credenciamento do Hotel. Junto com o Estado e o Município estaremos estabelecendo uma força tarefa para que possamos fazer de São Luís um dos melhores CTs da Copa”, ressaltou a gerente de vendas do Hotel Pestana, Gabriela Vasconcelos.

Para o secretário de Turismo, Lula Fylho “ter a maioria dos itens dos pré-requisitos aprovados pelo Comitê Organizador da Copa de 2014 é ter a certeza de que São Luís está preparada para ser um dos Centros de Treinamentos”.

Participaram do encontro a assessora de Assuntos Internacionais da Semgov, Ana Paula Ddea, técnicos da Prefeitura de São Luís e do Hotel Pestana.

Prefeitura anuncia grande operação de limpeza na capital maranhense
A Prefeitura de São Luís iniciará, na segunda-feira (27), uma grande operação de limpeza em ruas, vias, corredores e praças da capital. A Operação Limpeza Rua a Rua será uma ação complementar aos trabalhos que já vêm sendo executados nos bairros da cidade e terá duração de 60 dias, atingindo 100% dos logradouros da área urbana.

A apresentação dos detalhes das intervenções a serem executadas ocorreu em solenidade realizada ontem (24), no auditório Reis Perdigão, na Prefeitura. O secretário de Obras e Serviços Públicos (Semosp), José Silveira, ao fazer a explanação, ponto por ponto das ações, ressaltou que a mega operação de limpeza se dará de forma paralela aos trabalhos normais de limpeza já realizados no município.

“Não vamos deixar nenhum ponto sem que a limpeza seja completa. É uma ação de ordem impactante, de grandeza especial, no qual vamos tirar todo o lixo represado de muito tempo, que nunca foi recolhido. Para isso, queremos que a população nos ajude, colocando do lado de fora das casas o máximo de inservíveis”, explicou o titular da Semosp, ao frisar que a meta é melhorar ainda mais os serviços de limpeza pública na capital.

A operação atenderá 3.124 ruas, num total de 2.160 km de vias, envolvendo 650 agentes de limpeza, e consistirá em serviços de capina, roçagem manual e mecanizada, raspagem, coleta e remoção de resíduos e pintura de meio-fio. As equipes, formada por atuarão em quatro áreas (A, B, C, D), dentro de um planejamento rigoroso elaborado pela Semosp, em conjunto com a São Luís Engenharia Ambiental (SLEA), empresa que opera a limpeza pública na cidade.

Durante o detalhamento da operação, José Silveira fez um breve informe das mediações que resultaram na reavaliação e realinhamento do contrato existente de Parceria Público Privada entre a Prefeitura e a SLEA. “O contrato feito pela gestão anterior não incluía todas as ordens de serviços. Por exemplo, não constava o item capina. Depois de intensas negociações, e aqui agradecemos de público a SLEA, fizemos uma repactuação, inserindo novas incumbências. Conseguimos também reduzir o custo em R$ 4 milhões por mês e diminuição em um total de 800 milhões no valor total da PPP”, destacou.

Na segunda-feira, a operação será deflagrada, inicialmente, na área A, que abrange bairros como São Francisco, Renascença, Olho D’Água, Calhau, Lagoa e outros. A comunidade será informada dos locais da Limpeza Rua a Rua por meio de jornal, outdoor, bikesom, campanha em rádio e TV. “Bom frisar que pode haver a reestruturação do cronograma para atender novas demandas. Estaremos monitorando o desenvolvimento das metas estabelecidas em tempo real e de corpo presente. É um compromisso nosso com a população fazer uma limpeza por completo“, garantiu Silveira.

O secretário de Comunicação, Márcio Jerry, enfatizou que os esforços imprimidos neste setor inserem-se no contexto do Pacto por São Luís, que será apresentado na próxima segunda-feira (27), às 9h, no auditório Fernando Falcão, da Assembleia Legislativa do Maranhão. “É um esforço positivo concentrado da atual administração que busca, de forma partilhada, reduzir sensivelmente o grande déficit da cidade”.

A Semosp fará um acompanhamento diário e semanal dos trabalhos executados, sendo disponibilizado para acompanhamento no site da Prefeitura. Atrelado à linha de atuação operacional, serão desenvolvidas campanhas de conscientização, com ações educativas e de mobilização através de campanha nos meios de comunicação.

CURIOSIDADE
Fabiano Luigi Caruana é um italiano que mora nos Estados Unidos há anos, desde que ficou famoso por obter o título de Grandmaster, um dos nomes mais cobiçados e disputados entre os jogadores de xadrez. Na época, Fabiano só tinha 15 anos.

Escracho do dia
O dinheiro não tem a mínima importância, desde que a gente tenha muito.

Coisas que dão nos nervos
Entupir o ralo do banheiro com cabelo.

Nomes registrados em cartório
Adptardo Honorato

SIGNIFICADO DOS NOMES
Baltazar – Significa rei protegido pelo deus Baal e indica uma pessoa introvertida e até um pouco desconfiada, mas que nunca nega colaboração aqueles que recorrem a ele. Os amigos o admiram e o respeitam muito. Do Hebraico “Que o deus Baal proteja o rei”.

SIGNIFICADO DAS PLAVRAS
Inépcia – Falta absoluta de aptidão. / Tolice; imbecilidade; absurdo.

Pérolas de aluno
“A amazônia é explorada de forma piedosa.”

Certo e errado
Certo – A noiva estava muito ansiosa para o casamento.

Errado – A noiva estava muito anciosa para o casamento.

RararÁ
Um avião caiu na floresta com dois advogados. Os dois não tiveram outra escolha senão pegar as suas maletas e sair andando. Daí surge um leão babando de fome olhando para os dois advogados. Um deles se abaixa, tira um tênis da mala e começa a calçá-lo. O outro não entende.

– Seu idiota! Você acha que vai correr mais que o leão com esse tênis?

– Eu não quero correr mais que o leão!!! Eu só quero correr mais do que você!!!

SOBE
O professor Cláudio Luís Nina Gomes, do Departamento de Clínicas Veterinárias da Uema, foi premiado durante o VI Simpósio Internacional do Cavalo Atleta (Simcav), no auditório da reitoria da Universidade Federal de Minas Gerais (UFMG), em Belo Horizonte. O trabalho premiado, “Avaliação clínica e laboratorial de soluções eletrolíticas enterais iso e hipotônicas em equinos”, foi desenvolvido em parceria com os pesquisadores da Universidade Federal de Viçosa (UFV), José Dantas Ribeiro Filho (quem o orientou no seu doutorado na UFV), Sheila Kreutsfeld de Farias, José Domingos Guimarães, Maria Verônica de Souza e Athina Chaves Donner.

DESCE
O Tribunal Superior Eleitoral permite que ficha-suja eleja parente em seu lugar. Decidiu que o ex-prefeito de Paulínia (SP) Edson Moura (PMDB) agiu dentro da lei ao manobrar para eleger em seu lugar Edson Moura Júnior (PMDB), seu filho, na eleição de 2012. Na prática a decisão do TSE cria jurisprudência e abre brecha para que políticos com a ficha-suja coloquem parentes na última hora como candidatos. Essa fórmula foi revelada pela Folha em 13 de fevereiro último.