A Associação Maranhão de Rugby (Amaru) venceu o Torneio São Luís 7’s – Taça São Luís Rei de França – disputado no durante a semana da pátria, no último final de semana (7 e 8), no Sesi Clube Araçagy. Os maranhenses venceram o Acemira (PA) na final por 26 x 12 e o destaque da abertura foi Thiago Helluy Mitoso, que marcou dois try’s no segundo tempo e garantiu o título para o time maranhense.

A vitória do time maranhense não foi nenhuma surpresa. Formado apenas por atletas que estiveram na final da Liga Nordeste de Rugby XV, o time sempre foi apontado como favorito. Em sua campanha da equipe da Amaru foi consistente, tendo registrado três vitórias, um empate e uma derrota.

No torneio feminino, foi vencido pelas jogadoras do Albinos/UFPI (PI), que venceu todos os seus jogos e não deram chances as adversárias maranhenses e paraenses. As piauienses também registraram o placar mais elástico, ao marcar 54 pontos sobre o time feminino do Acemira (PA) e não sofrer nenhum ponto. As maranhenses em seu primeiro torneio para valer foram apenas para ganhar experiência de jogo.

A disputa do Torneio São Luís 7’s – Taça São Luís Rei de França – reuniu cerca de 100 atletas de seis estados (Maranhão, Pará, Piauí, Ceará, Pernambuco e Distrito Federal) e foi disputada por de cinco times masculinos e três femininos.

Segundo um dos organizadores Carlos Marvel, a Confederação Brasileira de Rugby (CBRu) está estudando a possibilidade de considerar o Torneio São Luís 7’s como um classificatório para o brasileiro de Rugby Seven-a-side. “A resposta virá na terça-feira (11). Caso a resposta seja positiva, tanto Amaru masculino, quanto o Albinos/UFPI feminino estarão classificados para a disputa nacional”, afirmou.