Terá início hoje, às 8:00 horas, na arena da Lagoa do Jansen, em São Luís, a primeira das quatro etapas Challenger do Circuito Banco do Brasil Vôlei de Praia 2008. O primeiro dia de jogos na capital maranhense terá as partidas do torneio qualifying, que definirá oito parcerias (quatro masculinas e quatro femininas) que avançarão para o torneio principal. A entrada é gratuita.

Amanhã, segundo dia de jogos, será realizada a primeira parte da fase classificatória do torneio principal. No SÁBADO (17.05), acontecerá a etapa eliminatória da competição e serão conhecidas as parcerias classificadas para as decisões masculina e feminina. No DOMINGO (18.05), serão realizadas as disputas de terceiro lugar e as finais.

Um dos principais destaques do primeiro dia de jogo em São Luis será o veterano Roberto Lopes (CE), de 41 anos. Natural de Bacabal/MA e um dos pioneiros do Vôlei de Praia brasileiro, ele é o maior vencedor das etapas maranhenses, com três títulos. Em 1992 e 1993, ele foi campeão do lado do cearense Franco. Em 2003, venceu com Alex (MS). Na mesma temporada, foi campeão do Torneio Internacional, na capital maranhense.

Depois de jogar as seis primeiras etapas do Circuito Banco do Brasil 2008 com o capixaba Magalhães, Roberto Lopes estreará um novo parceiro em São Luis: o cearense Wadson. Em seis etapas, Roberto Lopes e Magalhães ficaram cinco vezes em 19º lugar e não passaram pelo qualifying em Xangri-lá (RS).

A etapa maranhense também contará com a presença das duplas campeãs da primeira etapa do Campeonato Brasileiro Sub-21 de Vôlei de Praia, realizado no início do mês, em Saquarema (RJ). Álvaro Filho/Vitor Felipe (PB) e Natasha/Amanda Maltez (RJ) tentarão repetir o bom desempenho no Circuito Banco do Brasil.

Virna volta a São Luís

Há pouco menos de um ano, a potiguar Virna sentiu pela primeira vez o gosto da vitória no Circuito Banco do Brasil Vôlei de Praia. Depois de muitos títulos e medalhas olímpicas pela Seleção Brasileira, ela subiu pela primeira vez no lugar mais alto do pódio em uma quadra de areia, ao vencer, ao lado da carioca Sandra Pires, a etapa Challenger de São Luís/MA.

A partir de amanhã, Virna volta ao palco de seu primeiro triunfo no Vôlei de Praia para a disputa da 7ª etapa do Circuito Banco do Brasil, o primeiro Challenger da temporada.

Em 2008, Virna tem como parceira a brasiliense Ângela. Nas seis primeiras etapas da competição, a dupla ficou três vezes em quinto lugar (Xangri-lá/RS, Florianópolis/SC, e Cáceres/MT). De volta a São Luis, a ex-jogadora da Seleção Brasileira espera reviver as alegrias do ano passado.

Em 2007, duas das quatro etapas Challenger do Circuito Banco do Brasil foram vencidas por Virna/Sandra Pires: São Luis/MA e Aracaju/SE. As outras duas, Teresina/PI e Palmas/TO, curiosamente tiveram como campeãs Vivian (PA) e Ângela, atual parceira de Virna.

As principais rivais de Virna/Ângela na disputa pelo título em São Luis deverão ser Maria Elisa/Val (PE/RJ), Vivian/Bárbara Seixas (PA/RJ) e Izabel/Chell (PA/DF). No masculino, os principais favoritos são Rodrigo/Hevaldo (CE), Beto Pitta/Lipe (RJ/CE), Juca/Fabiano (BA/PE) e Marcelo Negrão/Adriano (SP/PE).

FICHA TÉCNICA

Nome: Virna Cristina Dantas Dias

Cidade: Natal (RN)

Nascimento: 31/08/1971

Altura: 1,85m

Peso: 80kg

Principais Resultados:

Na praia:

• Campeã da etapa Challenger de São Luis e de Aracaju do Circuito Banco do Brasil 2007

• Considerada uma das três revelações do Circuito Banco do Brasil em 2007

• Vice-campeã da etapa de João Pessoa do Circuito Banco do Brasil 2006

• Com a seleção brasileira:

• Medalha de ouro no Grand Prix em 94, 96, 98 e 2004.

• Medalha de prata no Campeonato Mundial em 1994.

• Medalha de prata no Grand Prix em 1995.

• Medalha de prata na Copa do Mundo em 1995 e em 2003.

• Medalha de bronze nos Jogos Olímpicos de Atlanta 96, e de Sydney 2000.

• Medalha de prata no Grand Prix em 1999, e eleita melhor jogadora, melhor atacante, melhor passe e maior pontuadora.

• Medalha de bronze na Copa do Mundo, em 99.

• Medalha de bronze no Grand Prix 2000 e 2003

• Medalha de ouro no Campeonato Sul-Americano em 96, e considerada a melhor jogadora e atacante da competição.

• Campeã mundial juvenil em 89.

• Bicampeã sul-americana 95/97.

Em clubes:
• Foi eleita a melhor jogadora da Superliga 2000/2001