Joel Jacintho
[email protected]

Mídia no Rádio e na Televisão

Mais um casal Gay na Globo
De volta ao tema união gay. Virou moda agora toda novela ter um casal homossexual. Foi assim em ‘A Próxima Vítima’, ‘Torre de Babel’, ‘Mulheres Apaixonadas’, ‘Senhora do Destino’, ‘América’, ‘Paraíso Tropical’ e agora… ‘Duas Caras’.

Na trama de Aguinaldo Silva, o personagem gay Bernardinho (Thiago Mendonça) fará parte de um triângulo amoroso com Dália (Leona Cavalli) e Eraldo (Alexandre Slaviero). Bernardinho dará em cima de Eraldo para mostrar à amada que ele não é o machão que ela imagina. “A relação dele com a amiga não é só sensual. Eles gostam de se agarrar. Vão até brigar com seus parceiros por isso. Acaba pintando um clima, aí a amizade é abalada pelo sexo”, adianta o autor.

Morador da Portelinha, Bernardinho faz um curso de culinária bancado por Juvenal (Antônio Fagundes) e começa a ganhar dinheiro, passando a ser mais respeitado. “É para mostrar que gays com dinheiro são mais aceitos”, diz Aguinaldo.

Dança dos microfones na Mirante
Alterações na grade de programação da Mirante Am. O coordenador Zeca Soares tem o poder de analisar e enxergar longe.

Na batalha da audiência e em colocar tempero forte no sábado, ele resolveu transferir para o domingo o programa “Memória do Rádio no Ar” das 12 às 14h, ou seja, antes da jornada esportiva, com apresentação da dupla Werton Araújo e Talvane Lukato.

Com isto as “pedras” deixam de rolar pelas ondas da Mirante AM. Saiu do ar o programa “Rádio Reggae”, que rolava aos domingos. O comunicador e DJ Waldinei fica apenas na Mirante FM, na apresentação do “Reggae Point”.

No sábado, agora, quem vai pegar firme no microfone é o repórter esportivo Gil Porto, na apresentação de um programa musical, ou seja, vai abancar toda a audiência deixada pelo Domingos Ribeiro, na resenha policial que acaba às 14 horas.

TV Athenas de São Luís
A TV Athenas, canal 39, será o endereço da Record News. O nome da TV é uma homenagem ao período áureo de São Luís, que foi berço de cultura e produção de conhecimento.

A TV funciona no mesmo prédio da TV Difusora, portanto, é mais uma emissora pertencente ao Sistema Difusora de Comunicação, que é composto por um complexo de emissoras de TVs e Rádios e uma rede de retransmissoras espalhadas em todo Maranhão. Entrou no ar na metade de 2003 como afiliada à Rede Mulher, mas no dia 22 de março de 2004, se filiou à Rede 21 até a extinção da rede em 5 de junho de 2006, quando mudou de nome para a Play TV, que é a atual afiliada.

Será jornalismo 24 horas, em uma TV aberta, e faz parte da visão arrojada e empreendedora do seu diretor-presidente Edison Lobão Filho. Como já é de costume do telespectador maranhense a Record News Maranhão, também terá uma forte grade de programação local, que será de responsabilidade do jornalista Kim Lopes, que agora tem nas mãos mais um desafio em sua carreira, a direção da TV Athenas, canal 39, na qual também deverá ancorar um programa de entrevistas. Portanto, em novembro a Record News, é no canal 39, TV Athenas.

L-Í-N-G- U- A S- O- L- T- A

Oh! Palácio dos Leões! O gestor Gilberto Lima aguarda com expectativa a boa vontade do secretário Zeca Pinheiro para liberação de recursos para a emissora oficial do estado. Dá licença!!!

Escriba Setentão. Muito bem lembrado pelo presidente do Sindicato dos Jornalistas e colunista Leonardo Monteiro, os 70 anos do escriba Haroldo Silva: “Valioso no ofício da classe jornalística, ele conquistou, como vários outros companheiros de sua geração, a confiança”. Não custa lembrar que a festa foi no dia 16 de outubro, na sede do MAC.

Gente da Taba. Novos estagiários integram a equipe de jornalismo da Rádio Timbira e do programa “Comando do Manhã”. Trata-se dos universitários Hugo Viégas e Rosélia Falcão. Esta última estreou com uma reportagem diretamente da rebelião de Pedrinhas.

1, 2, 3 Gravando. Quem deu plantão na final do concurso de samba enredo da Flor do Samba, na sexta (19), foi a equipe externa da TV Mirante, com o repórter Werton Araújo e o cinegrafista Batalha. Cumpriram ordem de Fernando José Macieira Sarney [o patrono da Flor] para que registrasse o resultado da noitada, a qual saiu vencedor a proposta do compositor Vovô.

Advogado sim senhor. O radialista e bacharel em Ciências Jurídicas Kleber Gomes era só alegria no fim de semana. Ele comemorou bastante a aprovação na segunda etapa da Ordem dos Advogados. Já totalmente habilitado o jurista vai se dedicar às causas ligadas a classe trabalhadora. Ele não vai se afastar da apresentação do programa “Tribuna Sindical” que vai ao ar de segunda à sexta, às 12h30 pelas ondas da Rádio Educadora.

Língua nos Dentes. A comunicadora boeira não foi à finalíssima do concurso de samba enredo da Flor, no Desterro. Perdeu de encontrar cara a cara dois pré-candidatos de peso para a prefeitura de São Luís [ Clodomir Paz e Francisco Canindé); e ainda o deputado federal regueiro Pinto Itamaraty.

Sem Microfone. Já o comunicador Juarez Sousa ficou uma arara com o presidente da Flor do Samba, Eduardo Santana. É que o comunicador pediu para falar algumas palavrinhas o que não foi bem visto pelo mandatário da escola do Desterro: [fala só depois do concurso]. Vale o que está escrito [oferecido não tem preço].

Samba no Circo. Até sexta-feira o programa “Show da Capital” vai intensificar a divulgação das festas da Favela do Samba, que acontecem na sexta e sábado [27 e 28] no Circo Cultural da Cidade. A escola do Sacavém vai decidir qual o samba vai levar para a Passarela em 2008.

Homofobia no Futebol. Embora seja abusado, mas o cronista esportivo Milton Neves saiu em defesa do jovem atleta são-paulino Richarlyson. Ele disse que alguém precisa tomar sérias providências contra as agressões verbais que o jogador sofre dentro e fora do campo, principalmente por parte dos colegas adversários. Uma derrota para o nosso futebol.