Boca-de-urna

Certo de que seria derrotado, ontem, no Conselho de Ética e decidido a enfrentar o plenário do Senado o quanto antes, Renan Calheiros corre para cabalar votos incertos.

Negociada pela escudeira Roseana Sarney (PMDB-MA), a indicação de Romeu Tuma Jr. para a Secretaria Nacional de Justiça tem por objetivo amaciar Tuma pai não só na prorrogação da CPMF mas, antes, no julgamento de Renan. O senador do DEM, que há meses procura nova sigla e cargo para os filhos no governo, vinha criando dificuldades para Renan. Da mesma forma, ao dizer que o governo “não se opõe” à CPI das ONGs, Romero Jucá (PMDB-RR) tenta agradar Heráclito Fortes (DEM-PI), que propôs a comissão e tem criticado os sucessivos atrasos em sua instalação.

Por outro lado, enquanto Nelson Jobim (Defesa) ejeta diretores da Anac e emplaca um nome seu no STF, Tarso Genro (Justiça) tem de engolir a escolha do filho do senador Romeu Tuma para uma das secretarias de sua pasta.

Já o senador José Sarney (PMDB-AP) repete que é contra a CPI da TVA e diz que, entre seus aliados na Câmara, a única a assinar o requerimento idealizado por Renan foi Fátima Pelaes (PMDB-AP). (Do Painel, da Folha de São Paulo).

Novo desafio

Depois de sete anos no Departamento de Jornalismo da TV Difusora, o jornalista kim Lopes foi convidado pelo empresário Edison Lobão Filho, presidente do Sistema Difusora, para assumir um novo desafio. Será responsável pela implantação da programação local da TV Athenas, canal 39 (emissora do grupo Difusora).

SOBE

O prefeito Tadeu Palácio recebeu, anteontem, o projeto São Luís + 400 Anos, um planejamento apresentado pelo coordenador do Fórum de Desenvolvimento Sustentável de São Luís, Milton Campelo.

DESCE

Eliminados vergonhosamente da Série C do Campeonato Brasileiro, como lanterna, dirigentes do Sampaio Corrêa ainda têm a coragem de anunciar que vão tentar reverter a situação no ‘tapetão’, ganhando pontos da Tuna.

Abraço do Dia

O nosso abraço desta quinta-feira vai para as jornalistas Leocândida Rocha e Sônia Espíndola, responsáveis pela divulgação da I Mostra de Artesanato Regional Nordestino – Nordeste Criativo, que teve seu coquetel de lançamento realizado ontem à noite, no auditório do Sebrae-MA, no Jaracati. Na oportunidade, foram apresentados à imprensa os objetivos, impactos no mercado local e as propostas do evento, além das perspectivas comerciais para as comunidades artesãs. Um som de voz e violão encerrou o coquetel.

Lotérica vai receber Declaração de Isento somente a partir do dia 10

A Caixa Econômica Federal informou que, em virtude dos concursos acumulados da Mega-Sena, as casas lotéricas vão receber a Declaração de Isento somente a partir do próximo dia 10, assim como os correspondentes bancários Caixa Aqui. O prazo de entrega da declaração começou dia 3 e termina em 30 de novembro.

Além das lotéricas e Caixa Aqui, o contribuinte pode declarar pela internet (www.receita.fazenda.gov.br) ou ainda no Banco do Brasil e Correios. Quem não enviar a declaração por um ano terá o CPF (Cadastro de Pessoa Física) enquadrado na situação “pendente”. Caso a omissão ocorra por dois anos ou mais a inscrição no cadastro passa para a condição “suspenso”. Em ambas as situações o contribuinte fica impedido de realizar várias operações, como abrir conta em bancos, pedir crediário, participar de concurso público, tirar passaporte, receber benefícios da Previdência, além de utilizar os serviços dos cartórios.

Denúncias de Ricardo Santos repercutem em blog nacional.

As denúncias do blogueiro Ricardo Santos contra o Sistema Mirante ganharam repercussão nacional. Ontem, o Portal viomundo.globo.com destacou: “Blogueiro do Maranhão denuncia jornalistas da afiliada da Globo que ganharam cargos públicos”. E postou:

Temos um novo integrante do Sivuca, que escreve direto de São Luís, no Maranhão. Enfrentar a oligarquia dos Sarney no Estado não deve ser moleza. Os Sarney controlam a TV Mirante, afiliada da Globo no estado. Mas o Ricardo Santos já fez várias denúncias:

“1- Esposa de jornalista da [TV] Mirante (Marcos D’Eça) nomeada em emprego fantasma na Assembléia, no Gabinete do deputado estadual César Pires. Oferecemos o espaço para resposta e ele nunca respondeu. Nem aqui, nem em lugar nenhum.

2 – A ridícula atuação dos senadores maranhenses (Lobão, Sarney, Roseana e Cafeteira). O assunto repercutiu na primeira página do Jornal Pequeno.

3 – Filho de jornalista da [TV] Mirante (Roberto Fernandes) nomeado na Assembléia no Gabinete do deputado estadual César Pires. Emprego fantasma. Silêncio do denunciado”.

Correição na Comarca de Brejo

Precisamente 1466 processos estão sendo correicionados na Comarca de Brejo. Do total de processos, 261 são criminais (inquéritos e ações penais), 119 dizem respeito a TCOs (Termos Circunstanciados de Ocorrências), 123 são do juizado cível e 963 são processos da área cível em geral. A correição teve início no dia 15 de agosto e deve ser encerrada dia 15 próximo. A titular da comarca é a juíza Cristiana de Sousa Ferraz.

Haras e Fazenda São José nos Julgamentos

Durante a Expoema 2007, os animais selecionados pelo Haras e Fazenda São José já participaram dos julgamentos de Paint Horse e Quarto de Milha. Hoje, participarão do 16º Leilão Balde Branco – versão multiraças, no Palácio dos Leilões, e amanhã, sexta-feira, será a vez do julgamento dos Pôneis.

Outra grande participação é o Concurso Leiteiro, do qual a Fazenda foi campeã na última edição e pretende repetir a façanha este ano.

O criador José Renato Caldas está empolgado com a participação da Fazenda neste que é o maior evento popular rural do Maranhão, por isso trouxe o maior número de animais expostos nesta edição e pretende superar o volume de negócios da edição do ano passado.

Hoje, na Expoema

06h – Oitava Ordenha do Concurso Leiteiro;

08h – Julgamento de animais das raças Nelore e Nelore Mocha;

08h – Julgamento de animais da raça Santa Inês;

08h – Julgamento de animais das raças Bôer e Anglonubiano;

08h – Julgamento de animais das raças Guzerá e Santa Gertrudis;

14h – Nona e última Ordenha do Concurso Leiteiro;

20h – 16 Leilão Balde Branco & Eqüinos, no Palácio dos Leilões;

21h – Show – Gravação do DVD do Forró Sacode / Furacão do Forró.

CURIOSIDADE

Em 29 de novembro de 2005, cientistas da Universidade Cardiff, RU, anunciaram o desenvolvimento de uma máquina capaz de fazer furos com apenas 22 microns (0,022mm) de diâmetro. A técnica usa um processo chamado usinagem por eletroerosão, e futuramente possibilitará avanços na miniaturização de sistemas eletrônicos. Para se ter uma idéia, um fio de cabelo humano tem de 50 a 80mícrons de diâmetro.

Escracho do dia

“Agora o corno é o penúltimo a saber, porque o último é sempre o Lula”.

Coisas que dão nos nervos

Ficar espirrando sem parar.

Quebra-cabeça

Como fazer seu salário render?

– Na hora do almoço, escolha um parente para visitar;

– Quando os parentes acabarem comece com os amigos;

– Na hora de pegar um ônibus, pergunte se ele vai para a Seropédica, antes de passar na roleta. Vá pegando os ônibus assim até você chegar onde quer;

– Se alguém na sua casa ficar doente, use o poder da mente;

– Saia com os amigos e diga que esqueceu a carteira em casa ou que não tem trocado.

Nomes curiosos

Helbler Janota

Pérolas do vestibular

“Hormônios são células sexuais dos homens masculinos”.

Mentiras de brasileiros

Colisão no trânsito: “O sinal estava aberto para mim”.

Origem de expressões populares

“A VACA FOI PARA O BREJO”

Na Índia, a vaca é um animal sagrado, não se pode nem encostar que já é logo condenado.Grande parte da Índia é alagada, com imensos brejos, pântanos para todos os lados e, quando a vaca ia para o brejo, normalmente afundava, se atolava e era uma dificuldade enorme tirá-la de lá. Não se podia usar laços para puxá-la. Daí veio a expressão “a vaca foi para o brejo”, ou seja, não há mais nada a fazer.

ALÔ DO PÊTA

Rapaz, o Ricardo ‘aloprou’ com a representação do PSDB-MA protocolada na Assembléia que pede a cassação do seu mandato!!! Ficou tão enlouquecido que acabou denunciando, involuntariamente, um crime de prevaricação cometido pelo ex-governador Epitácio Cafeteira. Possesso, Murad disse em seu discurso que foi o único deputado, em 1978, a defender o ex-governador Luiz Rocha, já falecido, quando a Casa, a pedido do então governador Cafeteira, rejeitou-lhe as contas!!! Só resta agora algum parlamentar da bancada federal, com base nessa confissão, protocolar uma representação no Senado pedindo a cassação da Cafeteira!!!

Por que Ricardo Murad é contra o cadeião da Cidade Operária???!!! Porque ele quer ver é cadeia cheia, rebeliões, fugas, assassinatos em presídio e tudo que não presta…, para ter discurso contra o governo do Estado!!! Besta é quem vai atrás!!!

Rarará

– Diga-me, Manoel, tua mulher faz sexo com você por amor ou por interesse?

– Olha, Joaquim, eu acho que é por amor…

– Como é que você sabe?

– Porque ela não demonstra nenhum interesse!