TELEVISÃO
Karlos Rogger em São Paulo


Quem passou o fim de semana em São Paulo foi o apresentador e novo coordenador de Jornalismo da TV Maranhense, o comunicador Karlos Rogger. Foi participar do II Encontro Nacional de Jornalismo da Rede Bandeirantes, onde conferiu de perto as novas estratégias e planejamento da BAND com vistas à cobertura da Copa do Mundo. Como a TV Maranhense pode contribuir com envio de matérias relacionadas ao evento. Na ausência de Rogger, o Jornal “ Dia a Dia” , foi apresentado pela novata Sheyle Noleto.

GENTE

Taí um registro histórico feito pelas lentes do repórter fotográfico Celedônio. Na foto dois escribas de peso. O secretário de Comunicação do Governo Municipal, Zeca Pinheiro e o Assessor de Comunicação do Tribunal de Contas do Estado, Décio Sá, que também integra a equipe do jornal Estado do Maranhão

GENTE DA CAMBOA

De bem com a vida profissional, a repórter Andreza Cerveira. Ela faz parte da equipe de jornalismo da TV Difusora, que tem o comando do escriba Kim Lopes

SEM DIPLOMA
DRT convoca para cancelamento de Registros Precários

Diretamente da Coluna Sindical, do jornalista Leonardo Monteiro: Das quase 14 mil solicitações de registros precários na função de jornalista, atendidas durante a vigência da liminar federal de 2001, restam poucas nas Delegacias Regionais do Trabalho para o cancelamento. No começo do mês de fevereiro, o Ministério do Trabalho expediu portaria com base na cassação pelo Tribunal Regional Federal de São Paulo, determinando a baixa nas respectivas DRTs. A Delegacia local, por não encontrar os endereços das pessoas que vão aqui relacionadas, pediu que compareçam ao órgão para que sejam cancelados os registros precários nas suas Carteira de Trabalho: Afonso Gomes da Silva, Alcina Barros Coelho, Alcinéia Sousa Gomes, Jaldene Nunes Maria, Jane Olívia Lobo Costa Nogueira, Janeth Carvalho da Silva Cardoso, José Luis Neves Mello, José Raimundo Soares Silva, Ozias Sousa Lima, Sérgio Smith.

Banco de Sílvio Santos lança canal de TV com programação do SBT
O Banco PanAmericano, do Grupo Sílvio Santos, acaba de lançar a TV Pan, canal fechado de televisão transmitido via satélite para as 155 unidades da instituição em todo o País.

O veículo mescla a programação do SBT com propagandas próprias (ou de anunciantes interessados no público da instituição) voltadas tanto para os clientes que circulam nas lojas do PanAmericano, como para seus funcionários.

Estima-se que 500 mil pessoas, em média, passem pelas lojas por mês. “A TV Pan é um canal eficiente para transmitir informações da instituição”, afirma José Francisco Queiroz, gerente de Novos Negócios.

DISSE-ME-DISSE-ME-DISSE

SUL DO MARANHÃO
Sofreu mudanças para melhor em sua estrutura a TV Difusora Sul, da cidade de Imperatriz – Canal 7, que tem a função de geradora e não repetidora, mas cumpre conforme contrato a obrigação de transmitir alguns programas da TV Difusora local, entre os quais: “Algo Mais”, “Jornal da Difusora” e “Bom Dia Maranhão”.

IMPRENSA LIVRE
Numa semana que foi muito abordado o tema Liberdade de Imprensa. Eis que na última sexta-feira, o jornalista e radialista Gilberto Lima (Rádio Capital AM) sofreu sérias e fortes agressões verbais em plena rua do Egito, por parte de um sujeito até então de nome desconhecido. É mais um atentado desrespeitoso por que passam no dia-a-dia os profissionais que trabalham com a informação. Uma vergonha!

MÍDIA
Certo, muito certo a opinião do comentarista Fernando Sousa (Rádio Educadora). Ele foi enfático ao afirmar que ninguém merece a massificação de matérias sobre o Ronaldinho Gaúcho & Barcelona, Feijoada da mãe do Arcelino Popó e pior ainda a greve de fome do Anthony Garotinho.

VOCÊ LÊ!!!
Passe no jornaleiro e confira entre as opções de leitura semanal, não deixem de examinar a Revista Você S/A, que traz como matéria especial sobre Como Vender a Sua Marca Pessoal, oferecendo dicas tão importante para enfrentar mercado de trabalho. Siga o roteiro: – descobrir qual a sua marca, escrever um currículo nota 10, valorizar a sua biografia e virar alvo dos caçadores de executivos.

GENTE DO CAMPUS
Na Rádio Universidade FM, o programa “Acústico Santo de Casa” tem como convidado especial para do dia 14 de maio, o instrumentista maranhense Chiquinho França. A comunicadora Gisa Franco empresta sua bela voz para o especial, que tem a produção de Paulo Pelegrinni e Rose Ferreira. O programa começa na hora do sinal do Cansástico, da Globo.

GESTÃO CULTURAL
Com o objetivo de formar gestores para atuar na área pública, na iniciativa privada ou no terceiro setor, com qualificação técnica adequada para a gestão da cultura em suas múltiplas dimensões, a Faculdade São Luís, em iniciativa pioneira no Estado do Maranhão, abre as inscrições para a 1ª turma do Curso de Pós-Graduação em Gestão Cultural. As aulas têm início previsto para o próximo dia 17 de maio, e as reservas de vagas devem ser feitas na própria Coordenadoria de Pós-Graduação, Pesquisa e Extensão – Unidade Renascença, Rua das Andirobas, 26 – Renascença, ou pelo telefone 3213-8924 (com Tatiana).

CULTURA POPULAR
Estarão abertas de hoje,  8 até  30 de maio as inscrições para o Encontro de Estudos e Pesquisa do Elemento Animado do Bumba-meu-boi do Maranhão, que acontecerá entre 23 e 30 de junho, uma realização da Coteatro com apoio da Secretaria de Estado da Cultura. A programação do Encontro contará com um ciclo de palestras e grupos de estudo sobre o bumba-meu-boi. Qualquer dúvida ou solicitação de informações pelo endereço eletrônico [email protected] ou pelos telefones (98) 9116.5247 e (98) 9973.6702.

CULTURA POPULAR 2
Com o objetivo de disseminar a cultura popular maranhense o SESC realizará no dia 13 de maio, às 16h, no SESC Turismo, o evento “Balaio de Toadas”, com apresentações de 15 grupos de bumba-meu-boi nos sotaques de matraca, orquestra, pandeirão, zabumba e costa de mão.